Conteúdos Apdata

Autoatendimento no RH: tendência deverá crescer nos próximos anos

Gestão de RH | 16 de abril de 2021

O RH é uma peça essencial para as engrenagens que movem os negócios de uma empresa, mas, em boa parte do tempo, o dia a dia de trabalho do setor é marcado por tarefas administrativas rotineiras. Tarefas que, pelo menos algumas, podem ser realizadas diretamente pelos próprios funcionários da empresa sem prejuízo para os negócios.  

 

Basicamente, o autoatendimento permite ao RH fornecer acesso aos funcionários para que eles mesmos possam acessar ou alterar algumas informações simples, como dados de contato, bancários, informações sobre benefícios, treinamentos, registro de ponto, folha de pagamentos, entre outros dados.Além desses recursos, os colaboradores também passam a ter autonomia e liberdade para assinar documentos ou agendar férias.  

 

Com isso, o RH tem mais tempo para se concentrar em estratégias mais inteligentes de recrutamento, retenção e desenvolvimento de funcionários, ao invés de focar apenas em tarefas operacionais. 

 

Gestão mais moderna


A evolução dos negócios exige que o RH se modernize. Hoje, com um ambiente mais competitivo, no qual empresas atuam e competem globalmente, a gestão de recursos humanos também precisa evoluir. Enquanto lutam para manter a fidelidade de seus clientes e oferecer produtos e serviços que atendam às suas necessidades, precisam, ao mesmo tempo, olhar para dentro e buscar melhorar a experiência dos funcionários. 

 

O autoatendimento ajuda nesse processo, ao simplificar tarefas básicas e demoradas no RH, consolidando todas as informações em uma única plataforma, mais amigável e eficiente, para liberar o departamento para outras tarefas relacionadas ao capital humano. 

 

Benefícios


Uma solução automatizada de gestão para o RH traz diversos benefícios, entre eles maior produtividade, atualização, transparênciasatisfação e mobilidade. 

 

Produtividade e eficiência 

 

Por oferecer acesso a diversos recursos em uma única plataforma, o autoatendimento contribui para tornar os funcionários mais eficientes e produtivos – formulários em papel ou enviados por e-mail não são mais necessários, por exemplo. Como os próprios usuários têm acesso a diversas informações, a equipe de RH não “perde” mais tempo em processos corriqueiros e pode se dedicar a tarefas que agreguem mais valor aos negócios. 

 

Atualização de dados


Alterações de nome, estado civil, conta corrente e número de telefone parecem alterações simples, mas que consomem muito tempo no RH. Com o autoatendimento, cada funcionário pode atualizar suas informações em tempo real, sem que seja necessário informar o RH e correr o risco de não ter seus dados atualizados por alguma falha. 

 

Maior transparência


Com acesso facilitado, cada funcionário tem maior visibilidade sobre seus documentos, benefícios, política de cargos e salários e atualizações na política da empresa. Para a chefia, também permite acesso a dados sobre licenças, férias, registro de ponto, entre outras informações, sem que seja necessário acionar o RH para visualizar e analisar esses dados dos funcionários. 

 

Satisfação


Um portal de autoatendimento, além de permitir o acesso a diversas informações e recursos para que os funcionários possam tirar dúvidas ou realizar solicitações por conta própria, também pode manter um diretório com marcos da vida profissional, como calendários de aniversários e datas importantes, além de também servir como um canal de comunicação entre os funcionários e um local para que equipes possam trocar experiências e compartilhar ideias.

 

Mobilidade 

 

Em tempos de trabalho remoto, ter todas as funcionalidades acessíveis de qualquer lugar não é apenas um diferencial, mas uma exigência. O aplicativo Apdata entrega todos os recursos do autoatendimento diretamente na tela do smartphone, permitindo ao colaborador ou gestor gerar relatórios e enviar por e-mail, mantendo o controle e a segurança das operações. 

 

Desafios  

 

Mas, claro, como qualquer inovação o autoatendimento tem seus benefícios e também alguns riscos e desafios. O primeiro é treinar os funcionários para que aprendam a usar o novo sistema, e isso pode levar mais tempo do que o esperado e até gerar possíveis frustrações.  

 

São muitos formulários que precisam ser adaptados e sistemas unificados, o que exige maior atenção e treinamento para que a experiência do funcionário não seja prejudicada e gere erros, já que as informações serão atualizadas pelo próprio colaborador. 

 

Outro aspecto que precisa ser avaliado é a segurança da solução. Um portal de autoatendimento lida com dados confidenciais e sensíveis, o que exige que o tráfego de dados seja realizado em um ambiente seguro, que garanta a privacidade e integridade das informações. E, claro, isso gera custos que precisam ser bem analisados. 

 

Quando implementado corretamente, com os cuidados necessários para garantir a segurança, treinamento dos funcionários e confiabilidade do sistema, o autoatendimento contribui para tornar processos de RH mais simples e fáceis, transformando o trabalho dos profissionais da área e tornando-os mais eficientes e produtivos. 

 

Saiba como começar a implantar a cultura do autoatendimento agora mesmo por meio do Portal de RH e Aplicativo Mobile.