Conteúdos Apdata

Cinco tendências em Gestão do Desempenho para 2020

Gestão de RH | 05 de novembro de 2019

A Avaliação de Desempenho é um processo bem estabelecido dentro da visão moderna de Recursos Humanos. Nos últimos anos, as mudanças no processo de Avaliação de Desempenho foram substanciais, principalmente no que tange à frequência da avaliação: o processo em si, que ocorria algumas vezes por ano, passou a ser contínuo, o que mudou completamente a abordagem ao tema, bem como a forma de orientar o funcionário na progressão da carreira e desenvolvimento.

Mais do que isso, cada vez mais as empresas percebem que, para serem bem-sucedidas, precisam criar uma cultura centrada no funcionário, além de manter os processos de recrutamento, desenvolvimento e retenção atualizados. Por isso, reunimos aqui algumas tendências inovadoras em desempenho para você pensar na sua estratégia para 2020:

 

1- Desenvolver a confiança

 

Empresas como Apple, Google e Netflix são 40% mais produtivas do que empresas médias, usando uma combinação de estratégias de gerenciamento de desempenho dos funcionários que se concentram na estrutura organizacional e na construção de confiança.

Segundo uma pesquisa da Bain & Company, a maneira como as empresas constroem suas equipes tem um grande impacto na produtividade. A Apple e o Google, por exemplo, concentram 95% de seus principais talentos às principais funções de negócios, em vez de espalhar os melhores talentos em muitas áreas.

Um outro diferencial dessas empresas é a cultura de confiança sobre os funcionários, o que melhora a produtividade e apoia o crescimento dos profissionais. A Netflix, por exemplo, evita um problema processual comum, o gerenciamento de despesas, confiando em seus funcionários. A empresa não possui política de despesas. Em vez disso, confia nos funcionários para agir com responsabilidade.

 

2- A experiência do funcionário ganha cada vez mais protagonismo

 

Embora uma boa parte dos gerentes de RH concordem que a experiência dos funcionários é muito importante para o sucesso da organização, nem todo mundo entende o que é a experiência dos funcionários. Basicamente, acompanhar a experiência do funcionário na organização significa tornar os processos de gestão e avaliação mais transparentes, de modo a permitir que o profissional seja o principal articulador do seu desenvolvimento e crescimento.

Isso significa dar às pessoas ferramentas para atingir seus objetivos, implementar estratégias eficazes de treinamento e desenvolvimento de funcionários e ajudá-los a criar engajamento.

Criar uma experiência positiva dos funcionários requer comprometimento a longo prazo e, em muitos casos, uma mudança de mentalidade que começa pelo alto escalão, já que é preciso levar em consideração a cultura de trabalho, tecnologia e o ambiente físico.

 

3- O amadurecimento do People Analytics

 

De acordo com o relatório de 2018 da Deloitte Global Human Capital Trends, 84% dos líderes pesquisados disseram que a análise era uma das tendências mais importantes em RH. Por quê? Na medida em que as empresas tentam melhorar sua capacidade de liderar pessoas, elas confiam nos dados para fornecer informações que podem ajudar em questões como produtividade e envolvimento dos funcionários.

Grande parte da análise de pessoas será alimentada por inteligência artificial. A IA se tornará uma auxiliar de RH, identificando e interagindo com o recrutamento de candidatos e ajudando os funcionários a explorar as opções de carreira. Como as empresas poderão coletar mais e melhores dados sobre rotatividade, interação da equipe, bem-estar e feedback dos funcionários, os gerentes podem tomar decisões mais informadas e melhorar a experiência geral dos funcionários.

 

4- Maior foco no apoio individualizado dos funcionários

 

A personalização se tornou uma parte essencial da criação de uma experiência agradável para o cliente, e as organizações usarão a mesma abordagem em seus esforços de gerenciamento de desempenho.

A força de trabalho está mais diversificada do que nunca, com equipes compostas por pessoas de várias gerações, origens, culturas e locais. Basear-se em dados individuais e em conversas de feedback fornecem aos gerentes dados mais personalizados para gerenciar o desempenho.

 

5- O desenvolvimento ganha uma abordagem mais simplificada

 

Segundo o Instituto Gallup, 87% dos Millennials citam o acesso a oportunidades de desenvolvimento profissional e de crescimento na carreira como o fator mais importante em um emprego.

Neste sentido, as organizações estão se movendo em direção à microaprendizagem, que é curta, informal, autodirigida e otimizada para dispositivos móveis em tópicos únicos. Podem ser breves vídeos, webinars, podcasts ou até jogos que fornecem materiais de aprendizado em um formato fácil de absorver. Além disso, as empresas também têm adotado ferramentas sociais para o compartilhamento rápido de ideias.

De qualquer maneira, o gerenciamento contínuo do desempenho será o foco, à medida em que mais empresas adotarem uma abordagem mais ágil e baseada em dados para ajudar os times a ter sucesso. As ferramentas de análise de pessoas e outras tecnologias de RH que suportam o gerenciamento de desempenho ajudarão os líderes a se envolverem mais em todos os aspectos do ciclo de vida dos funcionários.