Conteúdos Apdata

Como a IA nos processos de RH pode otimizar o setor

Tecnologia e Inovação | 16 de fevereiro de 2023

Embora, no passado, a Inteligência Artificial (IA) fosse tema de filmes de ficção científica, hoje a adoção da IA nos processos de RH é uma realidade, otimizando o setor de diferentes maneiras, e certamente com impacto duradouro à medida que a tecnologia se torna mais compreendida e aplicada no nosso dia a dia. Por isso, é importante que os profissionais de RH se preparem para essas mudanças, entendendo o que é a tecnologia e como ela é implementada nas diversas aplicações. 

 

Mas o que é a IA? Qualquer simulação da inteligência humana em máquinas é considerada, em linha gerais, uma IA. Essas máquinas são programadas de forma a imitar as ações humanas. Qualquer aplicativo ou software que apresente características associadas ao ser humano é caracterizado como Inteligência Artificial. 

 

A integração da IA nos processos de RH ajuda as organizações a trabalhar de forma eficiente e integrada. As equipes de RH podem tomar melhores decisões, eliminar qualquer viés e aumentar a produtividade em sua organização. 

 

Como a IA nos processos de RH torna o setor estratégico? 

 

Como líder de RH, você precisa ser capaz de tomar decisões que afetam todos os funcionários da sua empresa. Mas só com dados confiáveis sobre o ambiente interno e informações sobre o mercado você será capaz de tomar decisões assertivas. Mas se você passa a maior parte do tempo no trabalho realizando tarefas administrativas, não sobra tempo para tomar decisões estratégicas para a melhoria da empresa.  

 

É aqui que a IA nos processos de RH entra em cena. Veja algumas possibilidades: 

 

Automação

 

A tecnologia permite que os humanos maximizem a eficiência em todos os aspectos e a Inteligência Artificial não é diferente. A IA nos processos de RH pode ser usada para automatizar tarefas repetitivas e de baixo valor agregado, permitindo que os colaboradores se concentrem em trabalhos mais estratégicos. 

 

Por exemplo, por meio da automação baseada em IA, as empresas podem delegar tarefas com muitos dados a máquinas capazes de pensar e raciocinar de forma semelhante à humana. Isso permite que os colaboradores deixem de lado tarefas repetitivas ou extenuantes e se concentrem exclusivamente no crescimento dos negócios. 

 

Recrutamento

 

As empresas também podem aproveitar a IA nos processos de RH para simplificar o período de recrutamento e criar uma experiência única para o candidato. Em um nível mais básico, imagine poder usar uma IA para agendar entrevistas, fornecer feedback aos candidatos e responder a perguntas em tempo real. Agora imagine todo o tempo livre que seus colaboradores poderiam dedicar a funções estratégicas. 

 

A tecnologia também pode ser usada para selecionar candidatos que atendam aos requisitos necessários. Algumas plataformas de IA usam algoritmos proprietários para determinar quais candidatos são adequados, analisando padrões de fala, tom e expressões faciais durante um cenário de entrevista. 

 

Removendo viés

 

Diversidade e inclusão estão no topo da agenda de RH. Os algoritmos de IA nos processos de RH podem ajudar as equipes de contratação a erradicarem preconceitos, permitindo aos profissionais de RH irem além de seus próprios sentimentos e emoções, evitando situações em que as pessoas contratam candidatos com base em sua própria imagem. 

 

Por outro lado, é importante observar que o viés pode realmente se infiltrar nos algoritmos de IA. Sistemas de Inteligência Artificial aprendem a tomar decisões com base em dados de treinamento. Esses dados podem incluir decisões humanas tendenciosas com base em desigualdades históricas ou sociais.  

 

Preparando-se para o futuro da gestão de RH 

 

É certo de que a Inteligência Artificial continuará a impulsionar a gestão de Recursos Humanos nos próximos anos, mas os profissionais de RH também devem estar cientes dos desafios que podem enfrentar. 

 

As preocupações mais comuns dos líderes de RH devem se concentrar principalmente em tornar a IA mais simples e segura de usar. Na verdade, o fator mais comum que impede as pessoas de usar IA no trabalho são as preocupações com segurança e privacidade.  

 

Com o uso de IA nos processos de RH, os líderes precisarão estar cientes das questões éticas e de privacidade ao usar essa tecnologia já que sua adoção pode envolver o uso de informações confidenciais para criar insights confidenciais. 

 

Os colaboradores exigem que suas organizações respeitem seus dados pessoais e peçam permissão antes de usar essa tecnologia para coletar informações sobre eles. No entanto, as organizações também querem se sentir protegidas contra violações de dados, e os profissionais de RH devem levar em consideração as medidas de segurança apropriadas. 

 

Além disso, muitas pessoas ainda têm restrições e preferem interagir com um ser humano no local de trabalho ao invés de lidar com uma máquina. Assim, os profissionais de RH precisarão estar preparados para lidar com essas preocupações, mantendo-se atualizados sobre as tendências e a tecnologia à medida que estas evoluem e mudam. 

 

Até agora, os benefícios do uso da IA nos processos de RH são bastante claros. A automação baseada em IA é o futuro da gestão de Recursos Humanos. Com sua capacidade de simplificar tarefas para nós, humanos, a IA permite que o RH mantenha o foco no elemento humano, enquanto cuida de todo o resto.  

 

No entanto, é apenas o começo de uma revolução que essa tecnologia semelhante à ficção científica está trazendo para as funções corporativas, incluindo o RH. Apesar dos desafios, os líderes sempre devem ter em mente que a gestão de recursos humanos pode se tornar altamente eficiente com soluções de IA nos processos de RH, aproveitando os benefícios da sua capacidade de aprender e analisar dados.