Conteúdos Apdata

Como a inovação no RH moldará o mundo do trabalho em 2023

Tecnologia e Inovação | 10 de março de 2023

À medida que o mundo continua a evoluir em ritmo acelerado, espera-se que as tendências de inovação no RH em 2023 sigam o exemplo. Desde a incorporação de tecnologia até mudanças na cultura da empresa, profissionais de RH estão de olho no que o futuro reserva para o setor. 

 

Uma tendência que deve ganhar força em 2023 é o uso de inteligência artificial para a inovação no RH. Com aplicações desde a automação de tarefas comuns até a análise de dados para melhorar a tomada de decisões, a Inteligência Artificial (IA) tem o potencial de revolucionar a maneira como os departamentos de RH operam. No entanto, será importante que as empresas adotem essa tecnologia com cautela e garantam que o uso da IA seja ético e transparente. 

 

O trabalho remoto é outra tendência de inovação no RH que ganhou popularidade nos últimos anos e deve continuar em 2023. Com o início da pandemia do COVID-19, muitas empresas foram forçadas a adotar políticas de trabalho remoto e muitas descobriram que pode ser um sucesso essa nova maneira de fazer negócios. Embora algumas empresas possam retornar a ambientes de escritório mais tradicionais, é provável que o trabalho remoto continue sendo uma opção viável para muitas no futuro. 

 

No geral, as inovações no RH em 2023 provavelmente serão impulsionadas por uma combinação de avanços tecnológicos, mudanças sociais e culturais e foco no bem-estar dos colaboradores. Caberá aos líderes de RH se manterem atualizados sobre essas tendências e encontrar maneiras de implementá-las de forma eficaz em suas organizações. 

 

E quais seriam as principais inovações no RH? Vamos conferir algumas das principais tendências. 

 

O fim da triagem de currículos 

 

Os currículos tradicionais têm o mesmo valor que já tiveram – ou estão se tornando obsoletos? Se a pandemia ensinou algo aos recrutadores, é que a tecnologia e a inovação no RH estão mudando a maneira como contratamos, e as ferramentas como Zoom e Microsoft Teams auxiliam muito os recrutadores. 

 

A pré-seleção de candidatos está se tornando mais eficaz, econômica e ágil por meio de ferramentas de avaliação de recrutamento. O futuro parece mais eficiente, menos tendencioso e certamente mais inteligente com a IA no recrutamento. Então, onde o currículo se encaixa em tudo isso? O que isso significa para o RH? 

 

Para as equipes de RH, isso significa que em breve você poderá dizer adeus aos currículos e olá ao LinkedIn, perfis de trabalho online e aplicativos digitais. Se você ainda não o fez, provavelmente adotará testes baseados em habilidades em seu processo de contratação, em vez de gastar tempo analisando a experiência de trabalho e as lacunas nos currículos. 

 

E, claro, as tecnologias de IA também apoiarão sua tomada de decisão para contratar os candidatos certos. 

 

A IA como drive da inovação no RH 

 

As tendências globais de RH estão em constante evolução à medida que surgem novas tecnologias e estratégias. Em 2023, uma das maiores tendências de RH é o foco cada vez maior na IA. Muitas empresas estão percebendo o potencial da IA para simplificar os processos de RH, melhorar a eficiência e aprimorar a experiência do funcionário. 

 

Embora a inovação no RH tenha sido pioneira e suportada por dados em tempo real, muitas organizações ainda dependem de métodos manuais para obter insights a partir dos dados. Essa tarefa geralmente está alinhada aos analistas de dados e, portanto, cria atrasos na obtenção dos insights. As decisões também continuam a ser tomadas com informações desatualizadas ou obsoletas. 

 

A IA permite que as equipes focadas na inovação no RH extraiam informações dos dados e forneçam recomendações em tempo real. A IA também remove muitos dos vieses inconsistentes em uma função que é tão sensível e crucial quanto a gestão do capital humano. Assim, as decisões alimentadas pela Inteligência Artificial são potencialmente mais rápidas em escala e mais baseadas em dados, consistentes e imparciais. 

 

No entanto, a adoção da IA no RH tem seus desafios. Uma das maiores preocupações é o potencial de deslocamento de empregos. Embora muitos profissionais de RH acreditem que a IA acabará criando mais empregos, ainda é necessário garantir que a transição seja tranquila e que os funcionários tenham as habilidades necessárias para se adaptar a um local de trabalho em mudança. 

 

E o metaverso na inovação no RH? 

 

Seja trabalhando remotamente ou em escritórios centralizados, o impacto do metaverso provavelmente será sentido em um número crescente de organizações ao longo de 2023. Em ambientes corporativos, isso assumirá a forma de ambientes de trabalho colaborativos cada vez mais imersivos. 

 

Ainda não se sabe se estamos prontos para começar a usar headsets de realidade virtual para trabalhar de forma colaborativa e participar de reuniões virtuais mais imersivas e envolventes, sessões de treinamento e apresentações de vendas. Mas aspectos da experiência do metaverso – como avatares e ambientes multifuncionais provavelmente desempenharão um papel cada vez mais proeminente na inovação no RH e em nossas vidas profissionais em 2023.