Como a tecnologia ajuda na conformidade com a NR-01
Tecnologia e Inovação | 20 de março de 2025

Todo gestor precisa saber que cuidar da segurança e da saúde dos seus colaboradores é uma necessidade. Quem deseja um ambiente produtivo, seguro para todos e que esteja em conformidade com as exigências legais, precisa levar isso ainda mais em consideração. Isso porque a Norma Regulamentadora nº 1 (NR-01), que recebeu atualizações recentemente, em 2024, estabelece, entre tantas diretrizes, que empresas identifiquem e previnam riscos ocupacionais, garantindo a proteção dos colaboradores
Entre as principais exigências da NR-01, está a implementação do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), que envolve a análise de possíveis ameaças à segurança, a criação de planos preventivos e a modernização dos processos internos. A questão é que muitas empresas ainda fazem esse controle manualmente, o que, obviamente, pode gerar mais falhas e dificuldades na hora de atender essa exigência em específico da norma.
É nesse cenário que vem a tecnologia, mudando completamente essa perspectiva. Soluções automatizadas, como as da Apdata, ajudam as empresas não só na redução de custos e melhora no bem-estar dos funcionários, mas também na adequação correta e ágil às principais regulamentações.
O blog de hoje explora exatamente como a tecnologia pode ser uma parceira de grande importância nesse momento. Boa leitura!
Como a NR-01 impacta as empresas?
A NR-01 exige que todas as empresas, independentemente do porte ou setor, tenham um controle bem feito e rigoroso sobre os riscos do ambiente de trabalho. Isso significa que é necessário seguir algumas diretrizes importantes, que incluem:
- Identificar e mapear possíveis riscos antes que se tornem problemas maiores.
- Tomar medidas preventivas para evitar acidentes e doenças ocupacionais.
- Criar um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para todos.
- Manter registros detalhados e atualizados sobre a gestão de riscos.
O problema é que, quando tudo isso é feito manualmente, o processo se torna lento e quase sempre falho. E a realidade mostra que muitas empresas ainda lidam com pilhas de documentos, planilhas desatualizadas e informações desencontradas, o que dificulta a fiscalização e coloca os colaboradores em risco.
Como a tecnologia pode ajudar?
A tecnologia, através da automação de diversos processos, melhora a gestão dos riscos ocupacionais, trazendo mais organização e eficiência para o cumprimento da NR-01. Softwares especializados tornam processos burocráticos em tarefas simples e rápidas.
E os benefícios com isso são muitos:
- Centralização de dados: Assim, todas as informações sobre segurança e saúde ocupacional ficam organizadas e acessíveis.
- Monitoramento constante: Sistemas inteligentes identificam riscos antes que eles se tornem problemas graves.
- Automação de auditorias e relatórios: Facilita a emissão de documentos obrigatórios, evitando multas e complicações jurídicas.
- Otimização de tempo e redução de custos: Menos tempo gasto com burocracia é sinônimo de mais foco na estratégia do negócio.
A Apdata, por exemplo, oferece ferramentas que automatizam processos ligados à folha de pagamento, segurança do trabalho e benefícios. Isso permite que empresas se adequem mais facilmente às normas regulamentadoras e evite a complexidade dos métodos tradicionais que já comentamos.
Saúde mental: um risco ocupacional invisível
Se engana quem pensa que existem apenas riscos físicos, e a saúde mental dos trabalhadores tem se tornado uma preocupação cada vez maior em todos os setores do mercado. A nova atualização da NR-01 foca principalmente nisso e inclui as questões psicossociais no ambiente de trabalho. A pressão por metas, o excesso de carga horária e a falta de suporte psicológico estão entre as principais causas de esgotamento profissional.
De acordo com dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), aproximadamente 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem com a síndrome de burnout, uma doença ocupacional reconhecida e classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2022. Outros dados alarmantes reforçam a necessidade de uma atenção cada vez maior ao tema:
- O Brasil lidera o ranking mundial de ansiedade e depressão, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
- Os afastamentos por transtornos psicológicos aumentaram 40% nos últimos anos.
Mas, infelizmente, mesmo diante desse triste cenário, muitas empresas ainda não adotaram medidas eficazes para cuidar da saúde mental de seus colaboradores.
Então como a automação pode tornar sua empresa mais segura e eficiente?
Soluções tecnológicas não são apenas uma forma de garantir conformidade com a NR-01, mas também é uma maneira de cuidar melhor das pessoas e criar um ambiente de trabalho seguro e saudável. Empresas que investem em automação reduzem riscos, ganham eficiência e promovem qualidade de vida para seus times.
Se sua empresa ainda não modernizou a gestão de riscos ocupacionais, este é o momento ideal para dar esse passo. A tecnologia está aí para simplificar processos, evitar problemas e proteger o que há de mais valioso dentro de qualquer organização: os colaboradores.
Como você tem pensado e principalmente agido diante desse processo?