Como a tecnologia está mudando os programas de treinamento dos RHs
Tecnologia e Inovação | 15 de julho de 2020
A tecnologia torna-se cada vez mais importante para empresa, e, com o Recursos Humanos não seria diferente. Quando utilizada adequadamente, ela possibilita uma experiência positiva para os funcionários e colabora para que haja maior engajamento das equipes.
Ao nos atentarmos especificamente para o campo da capacitação dos times e das pessoas, o uso de ferramentas digitais para treinamentos torna-se fundamental.
Aplicação remota e gerenciamento individual
Quando falamos em capacitação do colaborador, deve-se ter em mente que se trata de um processo educativo, que precisa reter a atenção e engajar para gerar um aprendizado real.
Ele deve estar em um ambiente adequado e com atenção focada, independente de ser uma sala de treinamentos com outros funcionários ou sozinho com seu computador, modalidade que cresceu muito com a chegada da pandemia de Covid-19.
Nos dois casos é importante que a ação tenha sido planejada, o que pode ser feito adequadamente com o módulo “Treinamento e desenvolvimento” do software Global Antares da Apdata, por exemplo.
Tabulação das avaliações
Avaliar a retenção do conhecimento é uma tarefa tão importante quanto oferecer o conteúdo de atualização e capacitação para os funcionários, o que pode inclusive indicar se há falhas no planejamento e na execução do treinamento.
Porém, quando a aplicação das avaliações e a tabulação ocorrem manualmente, há um dispêndio excessivo de tempo que poderia ser mais bem utilizado. Com o uso do módulo da Apdata, isso pode ser evitado para que o gestor foque no que realmente importa: identificar as necessidades de treinamento, avaliar as competências de cada um e gerar o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) dos colaboradores de seu time.
Custos
De forma geral, o uso de tecnologias e ferramentas digitais em qualquer processo corporativo permite maior controle dos custos absolutos e um melhor uso do capital humano, que reduz o tempo gasto em processos manuais e pode se dedicar a ações estratégicas que agregam valor e receita à empresa.
Com o módulo de “Treinamento e desenvolvimento” do Global Antares, software da Apdata, o gestor do Recursos Humanos ou de qualquer área pode controlar os custos reais e orçados mês a mês e evitar gastos não previstos com locação de salas e equipamentos, por exemplo.
Processos seletivos
Essas tecnologias também são importantes nos programas de atração e seleção de talentos realizados por organizações de todos os tipos e tamanhos. Após serem utilizadas nas etapas iniciais – para selecionar aplicações realizadas por dezenas ou centenas de candidatos, por exemplo –, algumas soluções digitais, como o módulo “Recrutamento e seleção” também do Global Antares, permitem que o RH aplique testes em qualquer uma das etapas.
Os benefícios são os mesmos adquiridos nos treinamentos dos funcionários: estatísticas e manutenção de custos por processo ou setor, redução de tarefas manuais e burocráticas e tabulação e geração de relatórios de indicadores, sempre com o objetivo de otimizar o processo.
Por fim, o uso de ferramentas digitais em processos de Recursos Humanos, como nos programas de treinamentos e seleção de talentos, permite que as empresas obtenham resultados mais estratégicos e tenham informações que auxiliem os gestores a tomarem decisões sempre que necessário.
Dentre os diversos e maiores benefícios que a tecnologia traz para uma organização é sempre válido reforçar a possibilidade dos executivos e líderes focarem em tarefas que realmente precisam de intervenção humana, de forma a adquirir diferenciais competitivos no mercado.