Como implementar a automação de RH na área de saúde
Gestão de RH | 06 de novembro de 2023
Não há dúvida de que implementar a automação de RH na área de saúde fará com que todos os processos sejam muito mais eficientes, liberando a equipe de tarefas tediosas e repetitivas com formulários e documentos em papel, ou mesmo digitalizados, mas que não estejam contextualizados e integrados em uma plataforma única.
O RH é responsável pelo recrutamento, integração e desligamento de funcionários, treinamento e desenvolvimento, folha de pagamento e controle de horas, controle de férias e licenças médicas e bem-estar geral dos funcionários na organização.
Existem inúmeros motivos pelos quais você deve adotar a automação de RH na área de saúde para simplificar seus processos. Uma das principais razões é aliviar a carga quando se trata de trabalho manual para sua equipe de gestão do setor. Existem muitas tarefas manuais repetitivas que caem nas mãos de profissionais que podem se tornar processos totalmente automatizados.
O gerenciamento de folha de pagamento, integração, desligamento e avaliação de desempenho são tarefas necessárias para manter o bom funcionamento de toda a instituição médica e que podem ser processos automatizados com soluções como a GA – Global Antares, software de gestão do capital humano.
Por onde começar a automação de RH na área de saúde?
Pesquisa do Gartner demonstra que a automação é uma tendência no setor de saúde – 50% dos provedores de saúde dos EUA planejam investir em projetos durante os próximos três anos. Esse número é dez vezes maior do que no início de 2020.
Ao realizar projetos de RPA, pense no seguinte:
- Sua infraestrutura de TI será compatível com o novo software e quais recursos externos de TI você precisará adquirir?
- Como o projeto automação de RH na área de saúde atual afetará sua força de trabalho?
- Quais são seus objetivos de automação de curto e longo prazo?
- Quais atividades você deseja automatizar primeiro?
Como implementar a automação de RH na área de saúde?
Implementar a automação de RH em sua organização pode ser uma tarefa assustadora. Aqui estão algumas dicas para ajudar você a começar:
Identificando áreas-chave para automação
A primeira etapa na implementação da automação de RH na área de saúde é identificar as principais áreas em que a digitalização pode ajudar. Considere quais processos são mais demorados ou propensos a erros e os priorize.
A integração de funcionários requer a coleta de documentos para verificação, assinatura de formulários, acesso a ferramentas para novas contratações, solicitação de dispositivos e muito mais.
A automação de RH na área de saúde pode fornecer uma lista de verificação fácil de seguir durante o processo de integração. Isso inclui a capacidade de criar fluxos de trabalho automáticos de notificação e aprovação, coletar formulários assinados e gerar automaticamente documentos PDF oficiais, entregar dispositivos aos funcionários rapidamente sem esperar pelo suporte de TI e muito mais.
E, quando o ciclo de vida do funcionário se encerra, o processo de Offboarding muitas vezes pode ser negligenciado, mas é tão crítico quanto o Onboarding. Quando feito da maneira certa, o Offboarding ajuda a proteger a empresa e deixa uma boa impressão em seus ex-funcionários.
No entanto, o desligamento manual é demorado. Existe um risco potencial de perda de formulários ou preenchimento incorreto. Além disso, existe o risco de não proteger a empresa do ponto de vista de conformidade e segurança.
Outra tarefa que pode estar na lista de automação é a folha de pagamento. Calcular manualmente o tempo ou os dias trabalhados, juntamente com os plantões, licenças ou dias de férias, deixa muito espaço para erros. Isso faz com que os funcionários recebam salários insuficientes ou excessivos.
A automação de RH na área de saúde pode simplificar o processo rastreando e calculando tudo automaticamente, simplificando os pagamentos e tornando os dados muito mais fáceis de encontrar, se necessário para uma auditoria de conformidade ou outra coisa.
Avaliando seus sistemas existentes
Após identificar as áreas para automação, avalie seus sistemas existentes para determinar se eles conseguem suportar processos automatizados. Caso contrário, pode ser necessário investir em novos softwares ou sistemas.
Desenvolvendo uma estratégia de automação
Por fim, desenvolva uma estratégia de automação abrangente que descreva as metas, os objetivos e o cronograma de implementação. Certifique-se de envolver as partes interessadas em todo o processo para garantir a adesão e o sucesso.
Um caminho sem volta
A automação de RH na área de saúde surgiu devido ao tempo e à quantidade de papelada física envolvida nos processos diários. Se os profissionais de sua equipe gastam mais tempo com administração em vez de utilizar suas habilidades valiosas em outras áreas do negócio, é hora de encontrar uma nova maneira de trabalhar.
Também ajudará a otimizar processos, melhorar a precisão dos dados e reduzir o trabalho manual, assim como aumentar o envolvimento dos funcionários, otimizar o gerenciamento de desempenho e melhorar a conformidade. Com planejamento e implementação adequados, a automação de RH na área de saúde pode ajudar a transformar a maneira como essas instituições gerenciam seus funcionários.
Entre em contato com a Apdata e confira nossa experiência na implementação de soluções de automação de RH no setor de saúde.