Conteúdos Apdata

Como o Onboarding contínuo pode diminuir o turnover

Gestão de RH | 04 de fevereiro de 2020

Você sabia que 20% de toda a rotatividade de funcionários ocorre nos primeiros 45 dias de emprego? Isso dá a você um pouco mais de um mês para causar impacto em novas contratações, e isso começa com seu processo de integração. 

 

Mas a integração não começa e termina com novas contratações. A integração também deve incluir funcionários com mais tempo de experiência, criando um ambiente de aprendizado e integração contínuos.  

 

Com a incorporação de planos de desenvolvimento em programas de integração contínuos, as empresas podem ajudar a reduzir a rotatividade de funcionários mantendo a equipe envolvida.

 

O que é integração contínua? 

 

A integração contínua é a prática de manter a experiência de integração durante todo o ciclo de vida dos funcionários. É a ideia de que, em vez de limitar o processo de integração aos primeiros meses de um funcionário, expandi-lo pelo tempo que o profissional permanecer na empresa. 

 

A integração é amplamente associada apenas aos novos contratados, e serve como orientação às suas novas funções de trabalho, cultura da empresa, entre outros aspectos. Muitas vezes, as empresas veem isso como uma formalidade, e não como uma chance de mostrar aos funcionários que eles estão oferecendo a eles uma carreira em vez de apenas um emprego. 

 

A integração contínua não significa atualizar o conhecimento dos funcionários existentes sobre o seu código de conduta ou políticas internas --significa desenvolver o progresso e o caminho de habilidades corretos para cada um. 

 

Uma pesquisa conduzida pela SilkRoad (uma empresa norte-americana que desenvolve soluções de recrutamento) revelou que 70% dos tomadores de decisão de RH disseram que seu programa de integração de funcionários durava apenas três meses ou menos. Mas essa duração do programa não serve a ninguém --não apenas implica que há um limite de tempo para a integração, mas que há um limite de tempo para o aprendizado e o desenvolvimento de carreira. Quase 70% dos funcionários têm mais chances de permanecer na mesma empresa por três anos se tiverem uma ótima experiência de integração.  

 

Como criar um programa de integração contínua 

 

Planeje ao menos o primeiro ano de integração do funcionário. Isso não significa que você precisa ter os detalhes de cada etapa planejada com detalhes meticulosos, mas significa que você deve ter uma estrutura / modelo padrão para guiar esse processo. Para os funcionários existentes, isso significa que você precisará revisar o que eles já realizaram. Para novos contratados, isso garante que você invista no desenvolvimento deles desde o primeiro dia. 

 

Pergunte a eles o que é e como é um plano de progressão. Sente-se com seu funcionário e analise o plano de integração atual. Pergunte a ele o que imagina de um plano de carreira, que tipo de oportunidades de crescimento ele deseja e identifique alguns marcos importantes. Isso ajuda o funcionário a definir seu próprio caminho e explica exatamente o que os dois lados precisam cumprir. 

 

Facilite o plano que você montou. Dependendo do caminho de integração do funcionário, você precisará elaborar um plano para quais recursos precisará, quais departamentos devem ser envolvidos / notificados e revisar os materiais de aprendizagem existentes para ver o que precisa ser modificado. 

 

Desta maneira, a integração se torna sinônimo de aprendizado contínuo para os funcionários. É claro que não existe uma resposta única para reduzir o turnover, mas um plano de integração bem projetado pode ajudar – ainda mais em um ambiente de trabalho no qual os mais jovens privilegiam o aprendizado em detrimento de outros benefícios. Mais do que isso, a integração contínua proporciona mais treinamento e desenvolvimento, auxiliando no aprimoramento profissional.