Como práticas ESG impulsionam a sustentabilidade do RH
Gestão de RH | 06 de novembro de 2023
O conceito de práticas verdes de sustentabilidade do RH está ganhando força no mundo corporativo à medida que os líderes descobrem maneiras de promover ações ESG (Environmental, Social and Governance) dentro de sua organização. Adotar práticas de RH e ambientes amigáveis como estratégia organizacional pode ajudar a aumentar as vantagens competitivas no atual cenário de negócios.
A sustentabilidade no RH envolve criar valor promovendo políticas e práticas ambientalmente amigáveis, como “recrutamento verde”, com entrevistas virtuais, treinamento de conscientização verde e recompensas verdes, e automação de processos, que levam a mais eficiência e produtividade, custos mais baixos e maior envolvimento dos funcionários na redução da pegada de carbono.
Revise suas práticas de sustentabilidade do RH no local de trabalho
Como primeiro passo, gestores devem revisar todos os seus processos e práticas de trabalho para garantir que estejam alinhados com suas metas de sustentabilidade.
Quaisquer áreas que não sejam adequadas precisam ser analisadas e um código de ética deve ser desenvolvido e comunicado a toda a força de trabalho. As metas também devem ser sempre atualizadas e avaliadas em relação aos problemas sociais que estão resolvendo.
Um exemplo é a política de viagens. É provável que diferentes indivíduos e departamentos tenham necessidades diferentes – as equipes de vendas podem precisar atender rotineiramente clientes em outras cidades; a equipe de operações precisará viajar para o escritório ou para as fábricas; equipes de back-office e desenvolvedores de produtos podem trabalhar remotamente em casa.
Uma abordagem única para deslocamentos entre filiais e viagens de negócios pode não ser apropriada, mas as equipes de RH estão bem posicionadas para avaliar as diferentes necessidades e divulgar as políticas de forma eficaz para que os funcionários as entendam. Lembrem-se, as viagens de negócios são responsáveis por grandes quantidades de emissões de CO₂.
Nos casos em que as viagens são necessárias, no entanto, a empresa pode neutralizar suas emissões de carbono por meio de um programa de compensação de carbono.
Outra prática que afeta negativamente a sustentabilidade do RH é o uso de documentos em papel. Pesquisas indicam que, nos Estados Unidos, um funcionário gasta cerca de 10mil folhas de papel por ano.
Uma das maiores vantagens de viver em um mundo digital é que podemos reduzir quantidade de papel, mantendo documentos e produtos digitalizados. Essa mudança não apenas reduzirá os custos operacionais, mas também tornará as informações mais acessíveis para sua equipe, além de manter dados importantes seguros em uma plataforma única, em vez de arquivos distribuídos em diversos departamentos.
Mas tornar-se digital não significa apenas eliminar a impressão e tornar-se um local de trabalho sem papel. Significa automatizar os processos, integrando todas as necessidades e demandas do RH em uma plataforma única, como a GA – Global Antares.
Porque investir na sustentabilidade do RH
Promover uma cultura organizacional verde e estimular o comportamento dos funcionários orientado para o meio ambiente é benéfica para as organizações por uma série de razões. O primeiro efeito é o benefício da imagem, já que o sucesso de mercado das empresas depende cada vez mais da força da sua marca.
Por isso, a adoção de iniciativas ambientais voluntárias, em vez de apenas estar em conformidade com os regulamentos legais relativos à proteção ambiental, está se tornando um meio para obter vantagem competitiva, tanto em relação aos seus funcionários quanto à participação no mercado.
Adotar a sustentabilidade do RH significa que, mesmo durante o processo de recrutamento, os candidatos devem ser informados de que, como parte de suas funções nas organizações, espera-se que eles adotem uma atitude ecológica como padrão.
Empresas com reputação de serem verdes, com práticas de RH ambientalmente amigáveis, são capazes de atrair colaboradores talentosos de forma mais eficaz. Pesquisas mostram que mesmo os graduados, recém-entrados no mercado, tendem a escolher empregadores reconhecidos por sua responsabilidade ambiental corporativa.
O chamado recrutamento verde, no entanto, não se trata apenas de expor valores ambientais com a intenção de atrair candidatos competentes, mas também da própria abordagem do processo de recrutamento, ou seja, com a redução do uso de papel e automatização ao longo do processo.
As organizações que respeitam o meio ambiente devem ter um conjunto transparente de regras e princípios que estabeleçam o comportamento dos funcionários e os incentivem a seguir os requisitos de proteção ambiental, com o exemplo partindo de dentro do próprio setor.
Engaje os funcionários na sustentabilidade do RH
Um fator importante na eficaz implementação das práticas de sustentabilidade do RH é desempenhado pela motivação dos funcionários para realizar atividades ambientalmente amigáveis.
As empresas podem adotar políticas de incentivo como prêmios e compensações pela promoção de ações ambientais. Através da inclusão de elementos de gestão verde no programa de remuneração, os gestores podem promover práticas verdes entre os funcionários. Outros incentivos não financeiros incluem, entre outros, maior pontuação na gestão por objetivos, diplomas de mérito para os membros mais ativos e bolsas para projetos ambientais.
Outra questão crucial é a criação de um ambiente de trabalho participativo, no qual os funcionários possam expor livremente suas ideias para ampliar as ações de sustentabilidade do RH, o que pode contribuir para um uso mais eficiente dos recursos.
Afinal, a participação dos funcionários resulta no aumento da eficácia dos sistemas de gestão ambiental graças ao uso mais eficiente de recursos, redução de desperdício e, claro, maior engajamento em todas as práticas de sustentabilidade do RH.
Fale com a nossa equipe e saiba como a nossa tecnologia de gestão do capital humano, com uma plataforma integrada, flexível e automatizada, irá contribuir para a sustentabilidade do RH e de toda a empresa.