Conteúdos Apdata

Conheça a importância do Employer Branding para o RH na retenção de talentos

Gestão de RH | 21 de agosto de 2024


O conceito de employer branding aparece como uma estratégia importante para a empresa  sair na frente perante a concorrência. E essa abordagem, se utilizada da melhor forma, pode ajudar - e muito - o departamento de Recursos Humanos (RH). 


Employer branding é a prática de construir e manter uma imagem positiva da empresa como empregadora. Essa estratégia molda a percepção externa do negócio entre potenciais candidatos e reforça a cultura e o valor percebido pelos colaboradores atuais. 


Em um mercado onde 45% das pessoas buscam novas oportunidades devido à falta de perspectivas de crescimento, e 42% mudam de emprego na esperança de causar impacto, segundo pesquisa realizada pelo LinkedIn, o employer branding se torna uma ferramenta importante para alinhar as expectativas dos talentos com a proposta de valor da empresa.


A importância do Employer Branding

Investir em um employer branding vai além de promover a empresa como um lugar desejável para trabalhar. Ainda de acordo com a pesquisa da plataforma de emprego, as gerações mais jovens estão em busca de progresso e desafios, enquanto as gerações mais antigas tendem a permanecer no mesmo setor. 


Sendo assim, uma imagem de empregador que se conecte com as aspirações e necessidades dessas diferentes gerações pode ser decisiva para atraí-las e mantê-las engajadas.


Qual é a relação do employer Branding e o RH?

Para o RH, employer branding não deve ser tratado como apenas uma estratégia de recrutamento, mas  como uma parte integral da gestão de talentos. A criação de uma marca empregadora sólida exige uma colaboração estreita entre o RH e outras áreas da empresa.


O departamento deve garantir que a promessa feita ao mercado sobre a cultura e as oportunidades de crescimento seja cumprida internamente. A comunicação clara dos valores da empresa, oportunidades de desenvolvimento e um ambiente de trabalho positivo são essenciais para sustentar a imagem desejada.


Além disso, o employer branding permite que o RH se posicione como um facilitador de experiência positiva para os colaboradores, criando um ambiente onde os talentos se sintam valorizados e desafiados. 


Isso é especialmente importante em um contexto onde as gerações mais jovens buscam progressão e desafios, e onde as expectativas dos colaboradores em relação ao impacto de seu trabalho são altas.


Como o RH pode utilizar Employer Branding para atrair, reter e engajar talentos?

Defina sua Proposta de Valor como Empregador (EVP)

O primeiro passo para uma estratégia de employer branding eficaz é definir claramente o que torna sua empresa única e atraente. Sua Proposta de Valor como Empregador deve refletir a cultura da empresa, as oportunidades de desenvolvimento e o impacto que os colaboradores podem ter.


Comunicação consistente

Utilize canais internos e externos para comunicar a EVP de forma consistente. Isso inclui seu site de carreiras, redes sociais, e material de recrutamento. Assegure-se de que a comunicação seja transparente e alinhada com os colaboradores.


Experiência do colaborador

Trabalhe para garantir que a experiência de trabalho na empresa corresponda à imagem que você projeta. Desde o processo de integração até o desenvolvimento de carreira, todos os aspectos devem refletir os valores e promessas feitas na sua estratégia de employer branding.


Cultura e valores

Envolva os líderes e colaboradores na promoção dos valores da empresa. Eles são os melhores embaixadores da marca e podem ajudar a reforçar a imagem positiva que você deseja projetar para o mercado.


No ambiente empresarial de hoje, o employer branding é indispensável para o RH. Ao investir na construção e manutenção de uma marca empregadora sólida, a empresa atrai os melhores talentos, engaja e retém, garantindo um ambiente de trabalho produtivo.


Empresas que adotam uma abordagem estratégica de employer branding veem uma melhoria na qualidade do recrutamento, além de  uma maior satisfação e lealdade entre seus colaboradores. 


Portanto, se você ainda não começou a trabalhar sua imagem como empregador, agora é o momento perfeito para transformar sua estratégia de RH e destacar-se como um empregador de escolha.


Continue acompanhando o blog da Apdata para saber mais sobre as principais tendências do setor de recursos humanos e departamento pessoal!


Escreva algo aqui...