Conteúdos Apdata

Entenda como o RH mobile pode trazer mais engajamento

Gestão de RH | 24 de outubro de 2019

disrupção digital está criando novos modelos de negócio e fazendo com que as organizações repensem as suas estratégias, adotando novas abordagens em relação à experiência, produtividade e retenção dos funcionários. Por isso, pensar na adoção de tecnologias de RH mobile é essencial para manter a competitividade da empresa. 

De acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas, o Brasil conta com 230 milhões de smartphones ativos, o que corresponde a mais de um aparelho por habitante.  

No marketing, esse novo hábito já é aproveitado, com o uso das tecnologias móveis para coleta e análise de dados relacionados ao comportamento do cliente. O RH começa a seguir o mesmo exemplo e passa a usar informações para obter uma visão mais holística do funcionário, que pode ser usada para aumentar o engajamento dentro das corporações. 

Além de oferecer uma experiência positiva ao colaborador em todos os canais de comunicação, trabalhar a integração e a motivação dos trabalhadores remotos tornou-se uma necessidade crítica. 

 

A ascensão do RH mobile 

 

Uma pesquisa realizada pela Wirke mostrou que 44% dos empregados entrevistados usavam seus celulares para o trabalho mais de 20 vezes por dia. Além disso, 90% dos profissionais que participaram do estudo afirmaram acreditar que o uso da tecnologia móvel é fundamental para o desenvolvimento de suas tarefas. 

Com o RH mobile, os colaboradores podem consultar seus dados de qualquer lugar, a qualquer hora. E, obviamente, essas pessoas apreciam o conforto e a praticidade que a tecnologia proporciona. 

Listamos 4 aspectos afetados pela adoção do RH mobile. 

 

  1. Recrutamento

 

O recrutamento por dispositivos móveis já existe há algum tempo. Essa tendência foi pioneira em sites e portais de vaga como Indeed, Monster e mais recentemente, Linkedin. 

Segundo uma pesquisa realizada recentemente, 78% dos entrevistados relataram sua preferência pela candidatura às vagas em aberto com o uso dos seus dispositivos móveis. Isso significa que provavelmente os talentos abandonarão o seu funil de recrutamento se a sua página não for mobile friendly. 

Em outras palavras, é importante que o site da sua empresa e a página de carreiras seja adaptável para telas menores, e o mais importante, conte com perfis nas redes sociais para que os profissionais fiquem sabendo das oportunidades quando estiverem consultando seus feeds. 

 

  1. Autosserviço em RH

 

Algumas informações são importantes para os profissionais, como a folha de pagamento, número de faltas, descontos do convênio médico, entre outras. 

Poder consultar esses dados pelo celular é importante, afinal, otimiza o processo e evita que o colaborador tenha que se dirigir ao RH apenas para isso. Essa necessidade aumenta quando pensamos em empresas que contam com funcionários remotos. 

Com base na interação dos serviços de RH mobile que são oferecidos, também é possível identificar as questões mais acessadas e melhorar a experiência do funcionário. 

Além disso, contar com uma plataforma mobile também auxilia na gestão de funcionários que não ficam alocados na sede, por exemplo, ou têm seu trabalho no campo, como uma extensa força de vendas.  

 

  1. Informações sobre benefícios

 

Os benefícios têm grande importância na política de remuneração e na motivação dos colaboradores. Disponibilizar um aplicativo com informações sobre esses direitos ajuda a melhorar o ROI e mantém os funcionários engajados. 

Se levarmos em consideração que apenas 4% dos empregados entendem as particularidades das ofertas de benefícios, vale pensar que o investimento na programação desses aplicativos aumenta a acessibilidade às informações e a facilidade de uso. 

 

  1. RHAnalytics

 

Uma das maiores vantagens do RH mobile é a riqueza de dados comportamentais que pode oferecer, permitindo o mapeamento e a aplicação de métricas sobre desempenho e experiência do funcionário.  

Essas informações podem ser coletadas do conteúdo de e-mails, avaliações de performance, registros de absenteísmo, apenas para citar algumas fontes, e gerar insights poderosos que auxiliam a entender a rotatividade, retenção e desempenho. 

Em resumo, a utilização da plataforma mobile para oferta de serviços de RH aos funcionários pode trazer mais agilidade aos processos, e tornar a comunicação mais dinâmica.