Conteúdos Apdata

HR Tech: por dentro de uma das maiores conferências de RH do mundo

Gestão de RH | 10 de janeiro de 2020

A equipe da Apdata esteve presente na HR Tech, uma das maiores feiras e conferências do mundo sobre Recursos Humanos. O evento aconteceu entre os dias 1º e 4 de outubro, em Las Vegas, Estados Unidos., e neste ano, contou com mais de 10 mil visitantes e 450 empresas –dentre elas a Apdata que apresentou suas soluções de Tecnologia para RH e ainda contou com um estande na feira.

Com as mudanças tecnológicas cada vez mais rápidas, é importante que os profissionais de RH conheçam as principais tendências em gestão de pessoas. Por isso, aproveitamos nossa experiência durante este evento e compartilhamos algumas reflexões importantes que vimos e ouvimos durante a feira. Saiba mais: 

A tecnologia é a maior estrela do RH

Josh Bersin, analista e influenciador global de tecnologia, abriu a agenda de conferências. Segundo o especialista, 83% dos CEOs esperam que a Inteligência Artificial promova uma mudança radical nos seus negócios nos próximos três anos. Outros 51% já estão implementando projetos de automação em suas empresas, enquanto que mais da metade da força de trabalho (55%) tem como principal foco a preocupação na substituição de força de trabalho humana pelas máquinas.

Engagement 3.0

A implementação de tecnologias fáceis de usar e que melhoram a experiência dos funcionários está se tornando cada vez mais importante.

A solução, para o especialista, é investir na experiência do funcionário, aumentando a produtividade e a performance. O Engagement 3.0 está relacionado à experiência do funcionário.  Em um mundo de criatividade e inovação incrivelmente rápida, as organizações precisarão proteger a camada de experiência dos funcionários. A tendência está mudando de "gerenciamento de talentos" para "experiência de trabalho" e está segmentando novamente o mercado de uma maneira que os principais fornecedores de RH estão lutando para fazer a transição para esse espaço.

A mudança na carreira

Durante a conferência, um outro tema foi bastante discutido: a formação dos profissionais do futuro. Cada vez mais generalistas vão dominar as organizações – e isso vai acontecer porque eles estão se tornando cada vez mais importantes, por terem uma perspectiva ampla do cenário. Os empregadores precisarão criar oportunidades para todos os funcionários se movimentarem dentro de suas organizações e compartilhar e desenvolver diferentes conjuntos de habilidades. Os generalistas terão mais espaço em qualquer área ou competência dentro da empresa.

Habilidades comportamentais: essenciais

Habilidades comportamentais estão em alta demanda. Para os especialistas do HR Tech, as organizações estão procurando candidatos com habilidades complexas de resolução de problemas, comunicação, interpessoal, trabalho em equipe, flexibilidade e pensamento crítico.  As organizações precisarão determinar quais habilidades comportamentais são mais necessárias para competir no mercado, e precisarão apostar na educação para desenvolver as pessoas internamente.

O estresse a um nível epidêmico

Com um aumento alarmante do nível de estresse, há um foco cada vez maior na saúde e no bem-estar dos funcionários. Os profissionais desejam oportunidades de requalificação, aprimoramento, modelos de trabalho flexíveis e mitigação de problemas profissionais e pessoais. Se implementadas cuidadosamente, as ferramentas tecnológicas para lidar com o bem-estar, o aprendizado, o engajamento e a comunicação podem fornecer um valor incrível para os funcionários.

Dados, dados, dados

Mais e mais empresas estão percebendo o potencial que os dados da força de trabalho podem ter para não apenas personalizar a experiência dos funcionários, mas também fazer profundas incursões em áreas como diversidade e pertencimento. Esses esforços devem ter efeitos duradouros na retenção e no recrutamento.

Por conta da importância dos dados, a Inteligência Artificial também está fazendo cada vez mais diferença. O tema foi bastante debatido durante o evento, e os especialistas pontuaram a importância da IA para aprimorar o trabalho já realizado em RH.

Em suma, as novas tecnologias estão mudando muito do nosso trabalho e da vida pessoal. A tecnologia de RH certamente está afetando o trabalho da mesma maneira que a tecnologia do consumidor afeta nossas vidas pessoais --tornando as informações mais acessíveis, oferecendo maneiras mais inteligentes de realizar as coisas e conectando-nos a outras pessoas 24 horas por dia, 7 dias por semana.

É importante lembrar que as expectativas dos funcionários estão mudando drasticamente e as pessoas têm menos paciência por coisas que não funcionam. As pessoas esperam ter a mesma experiência no trabalho que têm fora da empresa: entender que essa jornada é contínua e trabalhar para aprimorá-la é essencial.