Conteúdos Apdata

Conceitos de Inteligência Artificial e Robotização nos processos de seleção de pessoas

Tecnologia e Inovação | 11 de outubro de 2018

Quando se fala em aplicar conceitos de robotização e inteligência artificial nos processos de RH, a primeira coisa que pensamos é na automação dos processos.

 

Essas novas tecnologias aplicadas aos processos de Recrutamento e Seleção, auxiliam as empresas a desenvolver processos de seleção de pessoal mais assertivos – um problema difícil de corrigir, até mesmo em organizações que aplicam esforços neste sentido. Para se ter uma ideia, uma pesquisa publicada pela revista Época Negócios em maio de 2015 apontou que nove em cada dez gestores brasileiros declararam ter contratado funcionários que não atenderam às suas expectativas dentro da organização. Além disso, 32% dos gestores brasileiros entrevistados disseram que até 10% do turnover dentro da empresa era ligada às más contratações.

 

Isso acontece principalmente porque o processo de recrutamento e seleção acaba sendo realizado de maneira muito mais subjetiva. Não é raro acompanhar a contratação de executivos no qual o candidato passa somente por uma série de entrevistas com outros executivos da empresa, não tendo qualquer validação formal da sua personalidade. No caso da contratação dos altos escalões da organização, o problema de uma má contratação gera ainda mais impacto negativo.

 

O impacto

 

Uma contratação errada afeta não só o contratado e o seu gestor, mas também funcionários do entorno. A mesma pesquisa apontou, por exemplo, que 57% dos entrevistados brasileiros disseram que o maior problema era a perda da produtividade. Outras questões comuns que geralmente ocorrem é o desengajamento desse funcionário, o que pode levar a perdas maiores, como prejuízos financeiros. Como é possível, então que a utilização de conceitos de robotização e inteligência artificial no RH possam auxiliar também em processos de seleção de pessoal?

 

O primeiro passo é na transformação do próprio RH. Ainda hoje, muitas grandes empresas brasileiras estão acostumadas a fazer seus processos de contratação de forma manual. Dados históricos de processos passados se perdem. Muitas ainda não possuem um banco de talentos consolidado ou, se possuem, são sistemas antigos e às vezes até de difícil de operacionalização. Mais do que isso: muitas não estão preparadas para atrair a geração nascida em 80, os nativos digitais, que estão chegando agora aos cargos de comando das empresas.

 

Para Manoel José da Rocha, vice-presidente da Apdata, o surgimento dessas novas tecnologias também  vão causar uma revolução nos RH’s. Em entrevista à revista Melhor Gestão de Pessoas, o executivo comenta que “Robotização de atividades,  utilização de Big Data para tomada de decisão estratégica na gestão de pessoas, alto desempenho e decisões assertivas devem ser motivadas por informações que ficam disponíveis intuitivamente. Acreditamos em aplicação de conceitos de inteligência artificial, concentrando investimentos em soluções de tecnologia que possam atender a geração que já nasceu “clicando”, que valoriza automação e que quer informações chegando sem ter de pedir, compartilhando conhecimentos globalmente”.

 

Consolidação dos mercados aumenta a necessidade de tecnologia

 

Até uma década atrás, sem as operações de escala global e a complexa consolidação de vários mercados que uniu empresas e criou conglomerados gigantes ao redor do mundo, o nível de complexidade de Recursos Humanos era totalmente diferente. Mesmo que a empresa fosse multinacional, as operações locais eram tratadas como unidades independentes, e Recursos Humanos tinha a maior parte dos seus processos realizados de forma manual. As ferramentas disponíveis para RH, quando eram usadas, acabavam sendo “adaptadas” do modelo usado na matriz, ou a empresa desenvolvia “algo caseiro” para dar suporte na gestão.

 

Hoje o cenário é completamente diferente. A velocidade de comunicação, o compartilhamento de informações e o nível de complexidade de cada mercado precisa ser levado em conta. Da mesma maneira que o mercado vem se modernizando, governos e entidades regulatórias tem aumentado o seu nível de controle sobre a informação, obrigando as empresas a estarem cada vez mais aderentes às normas.

 

Com processos de recrutamento e seleção o caminho não é diferente. O caminho é o da robotização e do uso cada vez mais avançado de tecnologias, como Big Data. E para se ter uma ideia do poder de processamento desse tipo de informação, em 2015, uma empresa especializada em monitoramento de informações de recrutamento e seleção, revelou que pessoas que utilizam browsers e que precisam ser instalados manualmente –como Google Chrome, Firefox, entre outros—têm uma performance melhor no trabalho e trocam menos de emprego do que aquelas que utilizam as ferramentas nativas dos sistemas (Internet Explorer, Safari, etc). A informação foi capturada com base na captura de informações de mais de 3 milhões de computadores.

 

Da mesma forma, dados e insights podem ser extraídos de um processo de seleção, de forma a auxiliar os gestores a melhorar o processo de contratação, diminuindo o impacto da contratação errada. Um histórico de testes, por exemplo, ajuda os gestores a terem uma gestão clara do nível médio dos candidatos para uma determinada vaga. Esta informação, quando cruzada com as necessidades de perfil da vaga, ajuda os gestores a calibrarem melhor a posição, ou o perfil do candidato a ser buscado, de maneira mais rápida.

 

Como a Apdata pode ajudar

 

A Apdata trabalha na inovação e no desenvolvimento contínuo para a oferecer ao mercado global uma solução integrada e automatizada para a gestão do capital humano. O GA – Global Antares –a ferramenta desenvolvida pela empresa para atender necessidades como processamento de um grande volume de dados, oferecendo flexibilidade, alta tecnologia e alta performance, conta com 18 módulos independentes e integrados para gestão completa em Recursos Humanos, incluindo o módulo de Recrutamento e Seleção.

 

A ferramenta de Recrutamento e Seleção da empresa auxilia gestores de RH na gestão de todas as fases de um processo seletivo, possibilitando que os gestores das áreas requisitantes tenham acesso a todas as informações necessárias para a tomada de decisão, e contratações mais estratégicas. Outro fator importante é que a ferramenta libera os profissionais dedicados ao recrutamento e seleção das atividades mais operacionais, permitindo que eles se dediquem a atividades mais estratégicas –como, por exemplo, o apoio no processo decisório da contratação.

 

Além disso, a empresa tem acesso a um Portal do Candidato, uma ferramenta que possibilita o acesso online às oportunidades da empresa. Com o módulo de Recrutamento e Seleção da Apdata você pode:

 

- Otimizar os processos de requisição de pessoal, realizando a publicação de vagas internas no Portal de RH (para as empresas que contam com essa modalidade de serviços da Apdata) e no Portal do Candidato (que pode ser vinculado ao site externo da companhia);

- Fornecer a comunicação de todas as etapas do processo para os candidatos, dando mais transparência à seleção;

- Permitir ao gestor requisitante que faça a gestão do processo de seleção junto ao RH;

- Definir perfis de busca dos candidatos internos e externos;

- Realizar o confronto das necessidades dos cargos com históricos dos candidatos;

- Ter o registro histórico dos processos seletivos;

- Realizar testes online, fazer a aplicação de testes randômicos, evitando duplicidade, e ter acesso a tabulação e relatórios dos testes criados.

 

Quer saber mais como o módulo de Recrutamento e Seleção pode transformar a seleção de profissionais da sua empresa? Entre em contato conosco

 

Saiba porque a experiência do usuário é importante nos sistemas de RH nesse texto.