Conteúdos Apdata

Os 3 maiores desafios do recrutamento de talentos (e como resolvê-los)

Gestão de RH | 29 de julho de 2019

A web proporcionou uma série de mudanças nos processos de recrutamento e seleção. E isso aconteceu principalmente porque o advento da internet transformou radicalmente a maneira como as pessoas se relacionam entre si, com marcas e empresas. A partir da internet, inúmeros serviços foram surgindo e, no caso do RH, a modernização da maneira como as empresas se comunicam facilitou os anúncios de vagas – consequentemente, expandindo bastante o volume de candidatos. O que é bom por um lado, mas por outro, faz com que a triagem seja um verdadeiro desafio para o RH.

 

Encontrar pessoas qualificadas é ainda mais desafiador, complexo e toma um tempo precioso. Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela consultoria Robert Half no Brasil, e publicada em 2018, apontou que ao menos 76% dos executivos brasileiros sentem muita dificuldade para encontrar pessoal qualificado. Outros 23% qualificaram o processo como desafiador. Ou seja: apenas 1% dos entrevistados não encontrou problemas na hora de fazer o recrutamento.

 

Para auxiliá-lo nesta questão, separamos três dos maiores desafios do recrutamento de talentos, e como resolvê-los. Veja:

 

1. Falta de qualificação

 

Uma queixa comum dos profissionais que trabalham com recrutamento e seleção é a falta de qualificação dos candidatos. Embora isso seja uma realidade em muitos setores no Brasil, como engenharia, Tecnologia da Informação, entre outros, existe um outro ponto que precisa ser analisado –e que também costuma ser recorrente: a maioria das vagas são publicadas em portais de empregos generalistas. Essas plataformas têm grande alcance, mas talvez não sejam a maneira mais eficiente de se recrutar.

 

A solução: priorize qualidade em vez de quantidade

 

Restrinja a sua pesquisa em páginas especializadas e procure fazer a busca por profissionais em sites de nicho. Com essa abordagem, o número de currículos recebidos será menor, mas com competências mais alinhadas às necessidades da vaga, economizando tempo e dinheiro. Se a quantidade de perfis desqualificados continuar grande, use uma ferramenta de triagem que aplique conceitos de Inteligência Artificial, automatizando parte do processo.

 

2. Falta de talentos locais

 

A escassez de profissionais com as competências necessárias na região também é outro problema recorrente, especialmente no Brasil, um país com dimensões continentais, e com polos industriais desenvolvidos em locais fora do eixo Rio-São Paulo. Embora essa reclamação esteja ligada ao problema de falta de qualificação, também tem a ver com a localização da empresa e a demanda de trabalhadores na área.

 

Solução: flexibilidade

 

A competitividade no mercado de trabalho obriga as organizações a buscarem talentos além do seu perímetro de alcance. Para montar equipes realmente eficientes, ultrapasse as barreiras geográficas e abra a possibilidade de trabalho remoto. Se não for possível, aposte em ferramentas que ofereçam filtros ainda mais precisos para gerar resultados relevantes dentro de uma área limitada.

 

3. Falta de comprometimento

 

Outro problema recorrente, muitas vezes ligado ao recrutamento online, é o nível de absenteísmo às entrevistas –candidatos que não aparecem, e não respondem às tentativas de contato. Muitas pessoas acreditam que simplesmente faltar ao compromisso e não dar nenhuma explicação são atitudes sem nenhum impacto na rotina da corporação. No entanto, para o empregador, isso causa frustração, custa dinheiro e atrasa a seleção de pessoas.

 

Solução: comunicação clara e constante

 

Use as suas melhores táticas de recrutamento para identificar os candidatos que realmente têm maior adesão à vaga e faça a nutrição de relacionamento com essas pessoas, mantendo uma comunicação clara durante todo o processo seletivo. Promova um engajamento maior fornecendo informações sobre a empresa, sua cultura organizacional e até mesmo materiais voltados para o crescimento individual. Seja útil, personalize a comunicação, e os candidatos estarão mais propensos a participar das entrevistas.

 

Como ultrapassar as barreiras da contratação?

 

É cada vez mais difícil encontrar candidatos qualificados e, ao contrário do que se imagina, isso não acontece somente no Brasil. Por isso, na hora de pensar em uma estratégia de recrutamento, é preciso considerar três pontos: atratividade da vaga, meios de comunicação e ferramentas analíticas – que podem auxiliar no processo de contratação.

 

Para começar, crie maneiras de tornar a vaga atrativa aos melhores talentos e, ao mesmo tempo, comunicar com clareza as necessidades e requisitos da posição. Escolher locais de divulgação mais assertivos reduz o volume. Existem sites, grupos e comunidades especializados em divulgar vagas para determinados grupos profissionais.

 

Por último, se a sua empresa realiza um número grande de contratações, ferramentas analíticas para recrutamento e seleção podem ser uma excelente alternativa para diminuir o impacto sobre o RH, e automatizar os processos. Afinal de contas, uma história de sucesso sempre começa com uma boa contratação.