Conteúdos Apdata

Por que o sucesso na adoção de uma estratégia digital começa com o RH

Gestão de RH | 01 de maio de 2020

As empresas percebem cada vez mais que o departamento de Recursos Humanos é o coração e a alma de qualquer mudança organizacional bem-sucedida. Isso é ainda mais verdadeiro quando nos referimos à Transformação Digital, visto que há muita resistência contra inovações dentro dos negócios.

 

As pessoas tendem a ser resistentes a mudanças no geral, mas o âmbito corporativo ainda revela que elas têm medo de instabilidade e de não se adaptarem aos novos processos tecnológicos. É justamente nesse momento de insegurança que o RH pode ajudar e garantir que as transformações ocorram de forma gradativa e inclusiva.

 

O papel do RH

 

Já se foi o tempo em que o papel do RH era puramente administrativo e centrado na contratação e gerenciamento de pagamentos e benefícios. Essas tarefas continuam sob responsabilidade do departamento, mas as práticas desses profissionais cresceram nos últimos anos.

 

Hoje o RH direciona a cultura organizacional de forma estratégica com cada setor. O objetivo é fazer com que a visão da empresa esteja presente em todas as operações.

 

O que é uma estratégia digital?

 

Um dos compromissos do Recursos Humanos é manter uma cultura de trabalho dinâmica e de engajamento para atrair e reter os melhores talentos do mercado, além de um ambiente de aprendizado constante e que adota a Transformação Digital como um objetivo contínuo.

 

Ou seja, é muito mais do que promover apenas uma transição para os sistemas digitais: demanda domínio e fluência para implementar o uso de sistemas que se complementem e que permitem que os funcionários alcancem todo o potencial que têm.

 

Como o RH pode atuar na Transformação Digital?

 

O papel do RH na estratégia digital começa pela preparação do colaborador – para que a inovação seja mais bem aproveitada. Esse papel parte da premissa de que o processo de Transformação Digital não pode manter seu foco apenas na tecnologia, mas também na adequação das pessoas.

 

O primeiro desafio que o RH enfrenta nessa jornada diz respeito à cultura corporativa digital. Quando falamos em adoção de novas tecnologias é preciso ter em mente que não são mudanças que acontecem rapidamente.

 

Durante a implementação, é preciso que os Recursos Humanos atuem com o objetivo de integrar as pessoas à nova maneira de pensar da organização. Quanto mais transparente e esclarecedor for esse processo, melhores serão os resultados.

 

O segundo desafio, que se dá simultaneamente ao primeiro: Ajudar gestores a passarem por sua própria transformação digital. Dentre todos os funcionários, os que têm maior poder de influência em um momento tão importante são lideranças médias. Eles são a ponte entre a maior parte dos colaboradores e a diretoria. Assim, é preciso que o RH forneça todo o suporte – técnico e psicológico – para que esse grupo seja também um agente de melhorias e multiplicador da cultura de inovação.

 

Porém, é essencial que o RH olhe “para dentro” e reconheça os desafios com que precisa lidar no próprio departamento. A Transformação Digital tem o objetivo de descomplicar modelos organizacionais tradicionais, de forma a trazer agilidade e inovação. É por isso que o setor de recursos humanos deve repensar seus principais processos, adotando metodologias ágeis e que envolvam a colaboração de várias pessoas e de ciclos de trabalho mais curtos.

 

Por fim, é necessário que o RH repense a experiência do trabalhador. A adoção de práticas digitais não deve focar apenas no aumento de produtividade, mas também facilitar a vida das pessoas em suas rotinas. No final, com processos mais ágeis, os funcionários dispõem de mais tempo livre para terem ideias e se concentrarem em atividades mais estratégicas e significativas para a empresa.

 

Porém, é fundamental que o RH busque e estimule os feedbacks e sugestões tanto das equipes de liderança quanto de seus times o tempo inteiro. Os colaboradores devem ser encorajados a falar abertamente sobre os obstáculos e frustrações. Ou seja, o departamento precisa da ajuda de todos os afetados pela Transformação Digital para saber qual caminho seguir e quais são os maiores empecilhos encontrados pelas equipes.