Conteúdos Apdata

Principais perspectivas para o RH em 2023

Gestão de RH | 15 de março de 2023

O setor de RH mudou muito desde o início da pandemia de COVID-19. Avaliando as perspectivas para o RH, constatamos que existe um cenário totalmente diverso do que vimos até agora.  

 

O que acontece quando uma nova era começa? Os modelos de trabalho mudam, surgem novas perspectivas para o RH e, com cada nova tendência em evolução, é preciso retrabalhar as técnicas de trabalho.  

 

Com mais e mais empresas adotando a cultura de trabalho remoto, a tecnologia se tornou parte integrante da vida de todos e o setor de RH não fica para trás. Há um aumento significativo no uso de várias ferramentas para gestão de desempenho, bem-estar dos colaboradores e assim por diante. 

 

O papel do RH 

 

O Recursos Humanos é o departamento responsável por todas as atividades relacionadas aos funcionários. Essas atividades incluem gerenciamento, recrutamento, seleção, contratação, integração, pagamento, treinamento, promoção e demissão de colaboradores.

 

Com tantas atividades relacionadas aos colaboradores, o trabalho de RH é um grande desafio. No entanto, com os avanços tecnológicos, esses desafios podem ser superados. E quais são as principais perspectivas para o RH em 2023? 

 

  • Modelo de trabalho híbrido 
  • Desenvolvimento e retenção de talentos 
  • Experiência do colaborador 
  • Gig Economy 
  • Dados acionáveis de RH 
  • Ações de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI)  
  • Segurança cibernética  
  • Bem-estar do colaborador 
  • Liderança humanizada 

 

Perspectivas para o RH incluem nova liderança 

 

Em 2023, o papel do líder de Recursos Humanos continuará a evoluir à medida que as organizações enfatizarem cada vez mais a importância das pessoas e da cultura na promoção do sucesso dos negócios. Ele será responsável por liderar e gerenciar a função de RH, mas também desempenhará um papel estratégico na definição da direção e visão geral da organização. Isso envolverá trabalhar em estreita colaboração com a liderança sênior para alinhar as políticas e práticas de RH com as metas e valores de negócios da empresa.  

 

O líder de RH também precisará ser qualificado em áreas como gerenciamento de talentos, planejamento de sucessão e desenvolvimento de colaboradores, bem como análise de dados e tecnologia, a fim de oferecer suporte eficaz à força de trabalho da organização.  

 

À medida que o seu papel continua a evoluir, será importante que eles se mantenham atualizados sobre as tendências e as melhores práticas do setor para liderar e apoiar com eficácia suas organizações. Esse novo líder também é responsável por liderar as metas ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG). 

 

A liderança humanizada 

 

Para analistas do Gartner, uma liderança eficaz é uma prioridade para 60% dos líderes de RH, e 24% dizem que sua abordagem de desenvolvimento de liderança não prepara os líderes para o futuro do trabalho. 

 

À medida que as organizações e a sociedade evoluem, também evoluem as perspectivas para o RH que envolvem as responsabilidades dos líderes, tornando seus papéis cada vez mais complexos. O ambiente de trabalho de hoje exige que os líderes sejam mais autênticos, empáticos e adaptáveis. Esses três imperativos representam um novo apelo à liderança “humanizada”. 

 

Mesmo que os gestores de RH tentem criar comprometimento, coragem e confiança nos líderes para ajudá-los a responder ao chamado, os líderes humanizados ainda são poucos e distantes entre si.  

 

Os gestores precisam de comprometimento, coragem e confiança para serem líderes humanizados eficazes; no entanto, as abordagens típicas de RH não levam em conta as barreiras que impedem esse novo modelo. Esses obstáculos incluem suas próprias emoções (muito humanas) de dúvida, medo e incerteza. 

 

Uma visão holística 

 

Ao olharmos as perspectivas para o RH em 2023, fica claro que as tendências globais de Recursos Humanos estão migrando para uma abordagem mais estratégica e holística para o gerenciamento da força de trabalho. As empresas que priorizam o bem-estar dos colaboradores, a requalificação e qualificação e o recrutamento estratégico estão obtendo uma série de benefícios, incluindo maior produtividade, retenção e desempenho geral dos negócios. 

 

Essas perspectivas para o RH são importantes porque representam uma mudança em direção a uma abordagem de RH mais sustentável e centrada no ser humano. Ao investir no bem-estar e no desenvolvimento de seus funcionários, as empresas podem criar um ambiente de trabalho positivo e produtivo que beneficia tanto o indivíduo quanto o negócio. Da mesma forma, ao adotar uma abordagem estratégica de recrutamento, as empresas podem criar uma força de trabalho mais diversificada e capaz que impulsiona a inovação e o sucesso. 

 

Como líder do setor, é importante manter-se atualizado sobre essas tendências e considerar como incorporá-las à estratégia de RH de sua própria empresa. Ao adotar uma abordagem mais holística e estratégica para o setor, podemos criar um futuro melhor para nossos colaboradores, alinhando as perspectivas para o RH aos objetivos de negócio.