Conteúdos Apdata

Quais são os 3 profissionais indispensáveis para o RH do futuro?

Gestão de RH | 15 de janeiro de 2020

A tecnologia muda a realidade no mercado de trabalho, com a automação de tarefas, e a criação de novas funções. O departamento de Recursos Humanos também passa por transformações e deve se adaptar à nova realidade, ajudando a empresa a selecionar os candidatos mais preparados e considerando as necessidades corporativas em um mundo digital.

 

Para isso, cada vez mais o RH vai precisar de profissionais com habilidades mais específicas, capazes de assumir papéis que vão promover o alinhamento da organização às novas tecnologias. Reunimos aqui três perfis, que podem ser definidos quase como personagens em uma história, com habilidades bem específicas. São eles: o missionário digital, o mestre do xadrez e o mago dos dados.

 

O Missionário Digital

 

A explosão do uso da tecnologia no RH está longe de acabar. Não existe hoje uma função na área de Recursos Humanos que não conte com vários softwares e ferramentas capazes de automatizar processos. Ao mesmo tempo, cresce a dificuldade para acompanhar todas essas novidades.

 

Por isso, um dos papeis indispensáveis no RH é o de missionário digital –o profissional que é mais adepto e aberto a experimentar novas tecnologias. Algumas características desse profissional são:

-Paixão por tecnologia;

-Compreensão das novas soluções e dos benefícios que esses softwares trazem;

-Disposição para experimentar novas tecnologias;

-Capacidade de envolver as partes necessárias para a implantação e o uso de uma nova solução.

 

O mestre do Xadrez

 

A força de trabalho atual conta com pessoas em diversos regimes de atuação: full time, contratados CLT, freelancers, profissionais em regime remoto etc. Embora essa composição traga vantagens, ela pode complicar alguns processos internos, como o planejamento de sucessão, por exemplo.

 

Quando pensamos nas funções do RH do futuro, ter alguém capaz de fazer o planejamento estratégico das pessoas, considerando a heterogeneidade dos times, barreiras geográficas e especialização das funções, quase como um mestre de xadrez, é indispensável.

 

As principais habilidades dessa pessoa são:

-Desenvoltura para solucionar problemas;

-Capacidade para pensar “fora da caixa” e enxergar o problema por vários ângulos;

-Fácil adaptação às mudanças.

 

O Mago dos Dados

 

É impossível pensar em tecnologia e não considerar o grande volume de dados, já que a maioria das soluções tecnológicas de RH é orientada por eles.

 

Outro aspecto importante é o People Analytics, graças ao aumento de sistemas de Recursos Humanos baseados na nuvem, mais e mais organizações armazenam as informações relacionadas aos seus funcionários e precisam de profissionais que saibam avaliar essas informações e traduzi-las em insights úteis.

 

É aí que o Mago dos Dados entra em ação. Ele consegue analisar todas as referências e entender o desempenho das pessoas e seu impacto nos resultados. Além disso, deve traduzir esses números em uma linguagem que os diretores e gestores entendam. As características mais marcantes desse indivíduo são:

 -Ter uma mente analítica;

-Amar números;

-Ser capaz de contar uma história convincente.

 

Vale lembrar que esses profissionais, embora especializados, não trabalharão de maneira isolada. Eles devem atuar de maneira colaborativa para alcançar os resultados desejados.

 

Por exemplo, quando o Mestre do Xadrez começa o planejamento, certamente vai usar dados relevantes para o trabalho. Essas referências serão traduzidas e interpretadas pelo Mago dos Dados. Quando for necessário usar uma tecnologia eficiente para aplicar esse projeto, o Missionário Digital entra em campo para oferecer uma solução sólida.

 

No momento em que as tecnologias estão revolucionando a maneira como as pessoas trabalham, o RH é um pilar importante para que a empresa mantenha a sua competitividade e consiga atravessar tantas mudanças. Essa necessidade será ainda maior, em um futuro bem próximo.