Conteúdos Apdata

Redução de custo: como a automatização no RH pode ajudar

Tecnologia e Inovação | 14 de março de 2023

A automatização no RH dos processos de gestão de pessoas é o ponto de partida da redução de custo no setor, e precisa estar no radar de todas as empresas. No entanto, as operações de RH têm sido tradicionalmente altamente manuais. Essas tarefas manuais são monótonas e sujeitas a erros. Com os avanços nas tecnologias de automatização no RH, as tarefas podem ser realizadas com mais assertividade e os processos podem ser tratados de forma mais eficiente, melhorando a satisfação dos colaboradores. 

 

A automatização no RH permite aumentar a produtividade, eliminando as tarefas manuais cansativas e permitindo que as equipes se concentrem em tarefas de maior valor agregado, como tomada de decisão e estratégia que, ao final, vão reduzir custos. Ao automatizar tarefas repetitivas, os profissionais de gerenciamento de RH podem capturar, criar e atualizar dados e otimizar várias tarefas para os colaboradores. Isso ajudará as empresas a serem mais produtivas, orientadas por regras e simplificadas, utilizando, por exemplo a ferramenta Workflow, disponível no GA.  

 

Feito corretamente, essa automatização no RH pode resultar em uma verdadeira redução de custo, pois não apenas libera os recursos humanos de realizar tarefas manuais repetitivas no dia a dia, mas também aumenta a precisão e a velocidade, eliminando o custo de lidar com erros e atrasos nos processos.  

 

Como a automatização no RH ajuda a reduzir custos? 

 

Os principais benefícios da automatização no RH relatados por diferentes empresas, que geram redução de custos, incluem: 

 

  • Processos eficientes simplificados;
  • Insights mais precisos para uma melhor tomada de decisão;
  • Gerenciamento de registros eficaz;
  • Melhor alocação de recursos;
  • Produtividade melhorada;
  • Operações consistentes em todos os locais;
  • Segurança das informações;
  • Economizar tempo para os colaboradores;
  • Entrega de alertas automatizados.

 

Analytics a serviço do RH 

 

Os departamentos de RH lidam com grandes quantidades de dados. Embora possa não ser difícil para pequenas empresas, manter os dados atualizados de todos os colaboradores e criar insights a partir dessas informações pode ser um grande desafio para empresas maiores. A automatização no RH pode coletar automaticamente métricas de KPI e dados relevantes para fornecer insights poderosos para os departamentos de RH rapidamente e reduzir a chance de perda de dados ou erros de entrada manual de dados. 

 

Aqui estão apenas algumas áreas em que Analytics pode reduzir os custos no RH. 

 

Em primeiro lugar, otimizando o custo da mão de obra com base no desempenho, tempo de serviço, iniciativas de equidade salarial, orçamentos e tendências de taxas de mercado para a função e as habilidades de um funcionário em sua área. 

 

Em segundo lugar, usando dados de desempenho e treinamento em conjunto com metas de diversidade e cronogramas de aposentadoria para criar um plano de sucessão que preencha rapidamente as funções de liderança com funcionários promissores esperando nos bastidores. 

 

E, finalmente, comparando as habilidades do funcionário com as necessárias para determinada função, otimizando suas estratégias de recrutamento e seleção, programas de treinamento e estruturas de equipe.  

 

E o que pode acontecer se você não investir na automatização no RH? 

 

O mundo está avançando rapidamente em termos de tecnologia, e todos os negócios em todos os setores devem fazer o possível para acompanhar. Seu departamento de RH está incluído nessa lita. É por isso que você deve investir na automatização no RH. Não fazer isso pode resultar em: 

 

Ineficiências. Qualquer pequeno erro (desde recrutamento a avaliações de desempenho) pode levar a perda de tempo, perda de receita e até a problemas legais. 

 

Perda de tempo. O RH envolve muitas tarefas demoradas e repetitivas. A falha em automatizar seus processos de RH leva seu departamento a perder tempo em tarefas que não são essenciais. 

 

Perda de receita. Automatizar seus processos de RH elimina tarefas rotineiras e erros humanos, entre outras coisas. O resultado é uma redução nos custos operacionais. A falha em automatizar, por outro lado, resulta em custos desnecessários e perda de receita. 

 

Prejuízo a longo prazo. Não automatizar seus processos custará mais a longo prazo do que investir na automatização no RH. Assim, é melhor você arcar com as despesas agora do que pagar uma conta mais pesada no futuro. 

 

Automatizar seus processos de RH não é mais uma opção. A falha na automatização no RH custará em termos de produtividade, finanças e até mesmo em termos de reputação. A automação, por outro lado, garante que o departamento seja mais eficiente. Também garante que seus colaboradores estejam mais engajados e satisfeitos com seus trabalhos.  

 

À medida que mais tarefas são simplificadas por meio da automatização no RH, o foco do modelo de trabalho será a colaboração, a comunicação e a criatividade, independentemente de quando e onde os colaboradores escolherem trabalhar. E, com isso, as empresas terão uma força de trabalho mais engajada, motivada e produtiva e, consequentemente, reduzirão seus custos. Entre em contato e saiba como é possível implementar essas mudanças.