Conteúdos Apdata

RH ágil: descubra se essa é a solução para tornar o RH mais produtivo

Gestão de RH | 01 de maio de 2020

Dentro de qualquer organização, o principal objetivo do setor de desenvolvimento de negócios é adicionar valor ao produto final.

 

É assim que as empresas garantem mais do que vendas, pois conquistam consumidores e outros públicos centrais para elas, além de construirem e fortalecerem sua reputação. Então, por que não estimular todos os setores a alcançar este mesmo objetivo?

 

É pensando justamente em agregar valor que o RH tem implementado, cada vez mais, a Transformação Ágil. Essa metodologia, criada pelo departamento de Tecnologia da Informação (TI), divide os colaboradores em equipes de pequeno e alto desempenho.

 

Dessa forma, o trabalho é fragmentado em tarefas mais simples e deixa de ser apresentado como um grande problema. Essa divisão facilita a adaptação dos planejamentos de acordo com os obstáculos e as necessidades que surgem no caminho.

 

Relacionamento com colaboradores

 

O Recursos Humanos é um dos setores que mais sofrem com a burocracia corporativa. Porém, um RH ágil não é aquele focado em reduzir custos e papeladas, mas em entregar o melhor produto final tal como o restante da empresa.

 

Portanto, desde que o RH tenha flexibilidade para testar novos processos e colocar as pessoas no centro das estratégias a Transformação Ágil ocorre de fato. Os resultados são equipes motivadas, melhor clima organizacional e funcionários resilientes.

 

Assim, com a metodologia adequada, o RH pode inclusive se tornar a empresa dos sonhos de muitos talentos. Note que as empresas mais tradicionais não comentam sobre sua cultura em nenhuma fase do processo de contratação.

 

Ou seja, deixam claro que a prioridade são as habilidades e experiências do profissional. Porém, o RH Ágil deve garantir que tanto a empresa esteja segura daquela contratação, quanto que o entrevistado tenha o desejo de ingressar.

 

Assim, quanto mais transparente e pública for a cultura organizacional, maior a probabilidade do candidato se identificar e se engajar para aquele cargo.

 

Capacitação

 

Quando falamos em capacitação, o RH ágil tem uma atitude diferente do RH tradicional. Em vez de promover treinamentos apenas quando há necessidade de fornecer informações técnicas sobre algum novo processo ou produto, o setor foca na promoção de aprendizado contínuo de todos os funcionários.

 

Essa é uma maneira de ajudar a empresa a crescer dentro das áreas, e não simplesmente treinar replicadores com informações que venham “de cima”.

 

Avaliação

 

Da mesma forma, as companhias mais tradicionais costumam ter uma metodologia de avaliação não muito clara. Porém, quando esses processos são transparentes, os membros das equipes ficam motivados. Afinal, eles entendem onde devem chegar e buscam caminhos para alcançar aquelas metas. Portanto, um RH ágil desenvolve avaliações constantes e padronizadas. Seu objetivo deve ser motivar os bons colaboradores e facilitar a caminhada de melhoria daqueles que ainda não estão à altura.

 

Para concluir, note que o RH tem assumido um protagonismo cada vez maior dentro das organizações. Isso é de muita importância para as empresas sobreviverem em meio a tantas mudanças. Assim, quanto mais preparada a força de trabalho estiver para assumir responsabilidades, menores serão os desgastes com relação às mudanças abruptas do mercado.