Conteúdos Apdata

Saiba como a nuvem traz mais agilidade para o RH

Gestão de RH | 05 de maio de 2020

Nos últimos anos, a agilidade e a capacidade de realizar mudanças são atitudes que têm definido quais organizações continuarão no mercado e quais ficarão apenas para trás.

 

Portanto, é a cultura de inovação que determina o futuro e o sucesso da sua empresa, sendo fundamental que o RH também se torne ágil para estar em sintonia com os objetivos e estratégias gerais.

 

Para isso, o departamento tem utilizado cada vez mais as soluções situadas na nuvem. Elas já são realidade há mais de uma década, e a cada ano que passa se mostram ainda mais importantes. O RH, por sua vez, tem adotado essa ferramenta como estratégia para proporcionar produtividade, mobilidade e automatização na gestão do capital humano.

 

A definição de solução em nuvem para a Amazon, gigante mundial de e-commerce, é a entrega online de produtos e serviços – como banco de dados, armazenamento e softwares – sob demanda e com política de precificação variável com o uso.

 

De que forma essa tecnologia pode ser utilizada para ajudar o Recursos Humanos?

 

Soluções para o RH

 

Contratar o profissional correto, com as habilidades desejadas e com valores pessoais similares ao da organização é uma tarefa muito difícil. Quanto maior o quadro de funcionários da empresa, maior a dificuldade, seja de contratação, gestão ou de retenção. Assim, um sistema de RH situado na nuvem pode ajudar a melhorar esses processos e trabalhar com alta performance.

 

É importante destacar que a Transformação Digital já é uma realidade tanto na vida pessoal quanto na rotina das principais organizações, de forma que o acesso à inovação se torna cada vez mais simples.

 

Os gestores de RH têm à disposição serviços em nuvem que não demandam muito investimento financeiro e cuja implementação pode ocorrer de forma gradual. Um exemplo seria adotar soluções SaaS (Software como Serviço) para tarefas como gerenciamento de folha de pagamento, recrutamento e administração de benefícios.

 

Outro motivo que tem aproximado os setores de RH aos serviços em nuvem é a agilidade e a flexibilidade que garantem. Essas soluções eliminam as pilhas de papeis arquivados e suportam um grande volume de dados, permitindo a configuração de acessos para os usuários conforme as políticas da empresa.

 

Ou seja, além do aumento da produtividade, há também uma melhoria na segurança das informações.

 

Muito tem se falado sobre a experiência do funcionário. No entanto, não podemos deixar de lado a experiência do candidato. Um processo de recrutamento ineficiente pode deixar as pessoas insatisfeitas e desmotivar a trabalhar na organização que está recrutando.

 

Assim, o uso da nuvem pode otimizar todo o processo desde a triagem dos candidatos até o registro da documentação dos selecionados. Dessa forma o profissional do Recursos Humanos permanece focado em tomar decisões mais estratégicas.

 

O mercado tem notado uma crescente preocupação do RH com treinamento e desenvolvimento do colaborador. Dessa forma, as soluções em nuvem permitem gerenciar capacitações obrigatórias e cursos com foco no desenvolvimento das necessidades específicas.

 

Trata-se de uma forma ágil e eficiente de controlar o processo de ensino e aprendizagem, bem como os custos. São ferramentas que permitem, ainda, analisar as competências dos colaboradores, administrar turmas, carga horária e avaliações.

 

De fato, o setor de RH se transformou completamente com a chegada da computação em nuvem, seja em relação à agilidade, segurança ou escalabilidade. Por fim, é importante destacar que, além de todas as facilidades que essa tecnologia fornece, ela ainda permite a obtenção de dados analíticos de todos os processos. Dessa forma, a gestão torna-se mais estratégica e baseada em números.