Conteúdos Apdata

Conheça as tendências para bem-estar do colaborador

Gestão de RH | 03 de março de 2023

O bem-estar do colaborador é um aspecto essencial da saúde e felicidade geral de todas as equipes. No mundo acelerado e em constante evolução de hoje, é mais importante do que nunca priorizar a saúde física e mental, principalmente no ambiente corporativo.  

 

Existem vários motivos para você cuidar da saúde do seu colaborador:

 

Produtividade: quando os colaboradores estão felizes e saudáveis, é mais provável que sejam mais produtivos e eficientes em seu trabalho. Isso pode levar a melhores resultados e sucesso para a empresa. 

 

Cultura no local de trabalho: uma cultura positiva no local de trabalho é essencial para a satisfação e retenção dos colaboradores. Quando os funcionários se sentem valorizados e apoiados, é mais provável que permaneçam na empresa e contribuam para um ambiente de trabalho positivo. 

 

Coesão da equipe: quando os colaboradores se apoiam e trabalham juntos de maneira saudável e colaborativa, isso pode levar a um melhor trabalho em equipe e a um maior sucesso em equipe. 

 

Retenção de funcionários: quando todos sentem que o bem-estar do colaborador é uma prioridade para o empregador, é mais provável que permaneçam na empresa por um período mais longo. Isso pode economizar o dinheiro da empresa em custos de treinamento e contratação. 

 

Responsabilidades legais: as empresas têm a responsabilidade legal de fornecer um ambiente de trabalho seguro e saudável para seus funcionários. Não fazer isso pode resultar em consequências legais e danos à reputação da empresa. Garantir o bem-estar do colaborador é bom para todos e protege a empresa de possíveis questões legais. 

 

Quais são as principais tendências do bem-estar do colaborador? 

 

São diversos os pontos que devem estar no radar dos líderes de RH: 

 

Bem-estar financeiro

 

O primeiro lugar na lista de tendências é o bem-estar financeiro, pois os colaboradores começam a procurar os líderes para obter suporte e educação quando se trata de gerenciar melhor suas finanças pessoais. De acordo com uma pesquisa da Close Brothers Asset Management, 77% dos funcionários identificaram as preocupações com dinheiro como impactantes em suas vidas profissionais. 

 

Em uma luta para reduzir seu impacto na produtividade e no desempenho dos colaboradores, os líderes devem considerar reembolsos de mensalidades, programas de educação financeira e outros incentivos financeiros para apoiar os profissionais no local de trabalho. 

 

Com as despesas mais altas do que nunca e muitas pessoas lutando financeiramente devido ao aumento do custo de vida, o bem-estar financeiro deve se tornar uma questão mais importante em 2023. 

 

Bem-estar social

 

Ter amizades significativas em sua vida pessoal e profissional é um dos principais indicadores de felicidade a longo prazo. Eles podem ser um amortecedor durante situações estressantes. Além disso, também impactam os resultados de uma organização em termos de absenteísmo, qualidade do trabalho e lealdade organizacional.  

 

Bem-estar no ambiente corporativo

 

Oferecer aos colaboradores oportunidades de se envolverem no ambiente corporativo aprofundará os laços que o funcionário tem com seu empregador e seus colegas de trabalho. 

 

Bem-estar emocional

 

Mesmo antes da COVID-19, apoiar a saúde mental dos funcionários já era uma prioridade para muitas empresas, pois seus benefícios têm um efeito profundo no desempenho dos colaboradores e da organização.  

 

A pesquisa da American Psychological Association – “Stress in America 2021” – relata que as pessoas experimentaram seus níveis mais altos de estresse desde o início da pandemia, mostrando muitos sintomas como alterações no sono e aumento do consumo de álcool. Um em cada cinco trabalhadores entrevistados disse que sua saúde mental estava pior em 2022. 

 

Mesmo antes da pandemia, uma pesquisa do Gartner revelou que 45% dos aumentos do orçamento de ações relacionadas ao bem-estar do colaborador estavam sendo alocados para programas de saúde mental e emocional.  

 

As empresas estão adotando ações deliberadas para desestigmatizar a saúde mental e criando novos modelos de trabalho híbrido. Esses compromissos em relação ao bem-estar do colaborador, inclusão e flexibilidade reforçam a crença de que o trabalho não é para onde você vai, mas o que você faz para gerar resultados. 

 

Bem-estar alinhado ao propósito

 

O propósito fundamenta as organizações em um conjunto de valores, e os funcionários desejam cada vez mais trabalhar para uma empresa cujos valores correspondam aos seus. Já está comprovado que os Millenials e a Geração Z fazem escolhas sobre o tipo de trabalho que estão preparados para fazer e as organizações para as quais estão dispostos a trabalhar com base em sua ética pessoal. E isso se traduz em engajamento geral dos funcionários. Uma pesquisa recente do Gartner descobriu que, quando uma organização agia nas questões sociais, a proporção de colaboradores considerados altamente engajados aumentava de 40% para 60%. 

 

O desejo dos funcionários de trabalhar para organizações cujos valores se alinham aos seus será um critério importante na seleção de um novo empregador. À medida que o mercado de talentos continua aquecido, os novos contratados esperam que sua empresa se envolva ativamente e fale sobre os debates culturais do momento. 

 

Usando a tecnologia para o bem-estar do colaborador 

 

Não há como negar que as novas tecnologias estão mudando a natureza do trabalho, principalmente com a adoção de aplicativos de gestão de pessoal, que suportam maior produtividade e engajamento, fornecem transparência, dados em tempo real para tornar mais simples as escolhas estratégicas de negócios. E até mesmo impulsionar a marca da empresa, facilitar a integração eficaz e rápida, melhorar a experiência de treinamento de funcionários e realizar pesquisas. 

 

Compartilhar elogios e reconhecimento dos colaboradores via aplicativos é mais rápido e simples, preenchendo lacunas na comunicação e na conexão com funcionários que não atuam no escritório também se torna mais fácil. 

 

O desejo das pessoas por conexão e empatia para lidar com as crises mundiais aumentou significativamente depois de enfrentar medo, perigo e incerteza constantes. As tendências de RH para 2023 representam o fato de que, apesar do ano difícil que se aproxima, as organizações devem se concentrar mais nas necessidades dos colaboradores.  

 

A ênfase agora precisa estar na promoção do bem-estar do colaborador, garantindo a segurança e utilizando a tecnologia para proporcionar a melhor experiência possível, adotando soluções para Gestão do Capital Humano, com diversas funcionalidades.