Conteúdos Apdata

A expansão da Inteligência Artificial no recrutamento

Tecnologia e Inovação | 20 de dezembro de 2023

O momento mais desafiador para os recrutadores é encontrar candidatos certos para uma função. Encontrar a combinação certa que agregará valor leva tempo. Com a expansão da Inteligência Artificial no recrutamento, essa tarefa mudou, já que a tecnologia pode realizar trabalhos repetitivos em menos tempo e, também, é capaz de lidar com grandes volumes de dados. 


O recrutamento de talentos é uma das áreas mais complexas, também, da tecnologia de RH. Antes considerada uma pequena parte da gestão de talentos, evoluiu para uma iniciativa estratégica de negócios e, nos últimos três anos, a pandemia e o mercado de trabalho aceleraram a procura pela automatização de processos para impulsionar a transformação e melhorar a velocidade.  


Um passo além da automatização de processos, a adoção da Inteligência Artificial no recrutamento é uma estratégia que oferece grande melhoria e otimização do trabalho. Não demora muito todas as empresas poderão contar com aplicativos com a tecnologia embarcada permitindo encontrar os melhores candidatos, já que os gestores perceberam que a IA pode ajudá-las a melhorar várias fases do processo. 


Mas navegar neste cenário e compreender verdadeiramente o impacto da Inteligência Artificial no recrutamento tornou-se cada vez mais complexo, mesmo para os gestores mais alinhados as inovadoras tecnologias. As empresas nem sempre têm clareza sobre quais soluções considerar e o que gera resultados. 


Os benefícios da Inteligência Artificial no recrutamento 


A Inteligência Artificial no recrutamento não deve ser avaliada como uma ferramenta; mas como uma tecnologia que existe para aprimorar seu trabalho. Para os gestores, de maneira geral, permite mais tempo para trabalhar em tarefas que precisam de mais foco, possibilita se concentrar em qual é a tarefa importante de um trabalho e ajuda no processamento eficiente de informações. Além de, claro, automatizar tarefas repetitivas para reduzir sua carga de trabalho, como aumentar a eficiência logo no início e garantir que o trabalho não seja atrasado por nenhum motivo. 


Confira outros benefícios da Inteligência Artificial no recrutamento:  


  • Melhoria da qualidade e objetividade do recrutamento 
  • Atração dos candidatos certos e menos candidaturas irrelevantes 
  • Redução do tempo de seleção  
  • Definição de perfil de busca dos candidatos externoss e internos 
  • Criação de testes associados às etapas 
  • Possibilidade de registar avaliações de eficácia do processo de seleção pelo solicitante  
  • Aproveitamento das informações cadastradas pelo candidato no processo de admissão ou em outros processos seletivos 

 

Com processos simplesmente digitalizados, analisar os currículos recebidos para qualquer anúncio de emprego específico ainda é uma tarefa muito demorada para os recrutadores. Eles podem levar cerca de 23 horas só para selecionar currículos e perfis relevantes. 


Com a IA em cena, os recrutadores podem acabar com a tarefa demorada de analisar pilhas de currículos, automatizando, com mais assertividade, todo o processo. A Inteligência Artificial no recrutamento não só simplifica a seleção inicial de currículos, mas também melhora significativamente a sua precisão. As empresas podem “ensinar” a este sistema o que procurar enquanto navegam por cada currículo.  


Para novas questões, novas formas de busca 


Existem muitos outros benefícios da Inteligência Artificial no recrutamento de RH. Uma empresa, por exemplo, pode buscar e mostrar que quer cooperar com candidatos que tenham experiência em trabalho voluntário ou em projetos de sustentabilidade.  


Além disso, o uso da Inteligência Artificial no recrutamento pode verificar os perfis nas redes sociais dos candidatos escolhidos. Como isso ajuda? Primeiro, pode ser usado para verificar se todas as informações fornecidas no currículo são consistentes. Também pode procurar sinais de atividade inconsistentes com a política da empresa, por exemplo, racismo ou xenofobia. 


Também ajuda a combinar candidatos variados com perfis de trabalho. A Inteligência Artificial no recrutamento garante mais diversidade no recrutamento, pois elimina preconceitos humanos do processo de contratação e garante que os candidatos adequados sejam escolhidos independentemente das suas identidades. 


E não podemos deixar de mencionar que os empregadores geralmente pedem um mínimo de duas a três referências dos candidatos, e são elas que atestam a sua capacidade para realizar o trabalho. No entanto, o processo manual de realização de verificações de referências é tedioso, pois algumas pessoas incluídas nas referências podem não atender ligações ou responder e-mails, por exemplo.  


A verificação de referências com tecnologia de IA automatiza todo o processo e ajuda os recrutadores a reunirem o máximo de informações possível de uma só vez. Os indicados têm a oportunidade de responder a e-mails e questionários conforme sua conveniência e receber lembretes de maneira bastante sutil. 


Parecer humano sempre será fundamental 


Mas todas essas novas possibilidades não significam que os gestores possam delegar a decisão final à solução que utiliza Inteligência Artificial no recrutamento. Eles precisarão ser tão humanos para garantir que o requisito do trabalho seja bom.  


Neste cenário em rápida evolução, o papel do RH nunca foi tão crítico. Os profissionais de RH desempenham um papel fundamental na liderança das suas organizações, liderando orquestrando estratégias de adoção da IA à medida que surgem novas funções e competências, mas a necessidade de envolvimento humano contínuo se torna fundamental. 


É preciso priorizar a transparência, a justiça e a tomada de decisões imparciais ao implementar ferramentas de IA nas áreas de aquisição de talentos, assim como em todos os outros processos. Os líderes de RH devem trabalhar em estreita colaboração com as suas equipas Jurídicas e de Compliance para estabelecer diretrizes e estruturas éticas para garantir que a Inteligência Artificial no recrutamento seja utilizada de forma responsável e inclusiva, mitigando potenciais riscos de parcialidade ou discriminação. 


Quer vencer esses desafios e, ao mesmo tempo, contar com uma equipe que vai contribuir para a melhoria da dos seus processos de recrutamento e seleção? Entre em contato com a Apdata.