Conteúdos Apdata

As tendências para a experiência do funcionário em 2023

Liderança | 15 de março de 2023

O investimento na experiência do funcionário é um movimento que vem assumindo grandes proporções. Já em 2019 mais de 84% dos grandes empregadores (com 200 ou mais funcionários) já forneciam benefícios, principalmente relacionados à área de bem-estar no local de trabalho. De acordo com a Kaiser Family Foundation, os dados também mostravam que os empregadores planejavam aumentar os recursos nos anos seguintes. 

 

Segundo o Forbes Human Resources Council, melhorar a experiência do funcionário não traz benefícios apenas para os colaboradores. Uma pesquisa realizada em 2022, com mais de 1.000 profissionais de RH e de outras áreas de negócio, indicou que as organizações que se concentram em criar uma experiência positiva para o colaborador têm muito mais probabilidade alcançar alto desempenho em produtividade da força de trabalho, capacidade de adaptação rápida, inovação e desempenho de diversidade, equidade e inclusão (DEI).  

 

Esses resultados tornam a melhoria da experiência do funcionário uma clara tendência em 2023. Mas nem todos os empregadores seguem ou conhecem as melhores práticas para desenvolver e implementar seus esforços de melhoria da experiência do funcionário no local de trabalho. 

 

Entre 2019 e 2022, o estudo “Return On Wellbeing Institute’s Workplace Wellness: Best Practices Study 2022”, patrocinado pelo Wellness Council of America, avaliou as melhores práticas para implementar ambientes de trabalho saudáveis e engajadores, examinando ações desenvolvidas por diversas empresas.  

 

As melhores práticas para a experiência do funcionário 

 

O estudo resultou no seguinte conjunto de melhores práticas para desenvolver e implementar iniciativas eficazes para impulsionar a experiência do funcionário. São elas: 

 

  • Abordagem estratégica 
  • Cultura como prioridade 
  • Abordagem holística do funcionário 
  • Suporte de liderança 
  • Objetivos bem definidos 
  • Métricas para avaliação de resultados  

 

Vamos examinar as principais tendências: 

 

Abordagem holística do funcionário 

 

A pesquisa sobre as melhores práticas para a experiência do funcionário mostrou que muitos programas priorizam a saúde física, incentivando o colaborador a se exercitar, reduzir o índice de massa corporal e baixar a pressão arterial. No entanto, a pesquisa mostra que os programas podem alcançar melhores resultados quando adotam uma abordagem mais inclusiva que vai além da aptidão física. 

 

Os programas mais eficientes adotam uma abordagem integral voltada para o bem-estar físico, mental e financeiro. 

 

Muitas empresas incentivaram o condicionamento físico como parte da vida diária, com um empregador estimulando os funcionários a usar escadas. A maioria das empresas também incluiu programas de reeducação alimentar e ofertas de alimentos saudáveis e acessíveis no trabalho.  

 

No entanto, esses programas também priorizaram a saúde mental com acesso a serviços de saúde mental por meio de Programas de Assistência ao Funcionário, aconselhamento de saúde mental no local e folga para atendimento externo. A maioria abordou o estigma por meio de podcasts, vídeos e boletins informativos da empresa. 

 

Suporte da liderança

 

O “compromisso da liderança” é um dos principais elementos de sucesso dos programas de experiência do funcionário que contribuem para uma cultura saudável e maior aceitação em toda a organização, além de cultivar um ambiente de trabalho equilibrado.  

 

Por conta do papel crítico da liderança executiva, mais da metade das empresas afirmaram que seus CEOs falaram sobre a experiência no local de trabalho nas comunicações dos funcionários, participaram de eventos da empresa e compartilharam histórias pessoais sobre seus próprios desafios. 

 

Alguns executivos conversaram com os gerentes sobre como minimizar o estresse dos funcionários e promover um maior equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, incentivando os colaboradores a se desconectar nos fins de semana, tirar férias e folgas para tratar de problemas de saúde mental. 

 

Cultura como prioridade

 

Estudos mostram que a cultura do local de trabalho contribui para a experiência do funcionário, promovendo relacionamentos significativos e de pertencimento entre colegas de trabalho, o que é fundamental para a satisfação no trabalho e na vida. 

 

Nas entrevistas, a maioria dos participantes disse que a boa experiência do funcionário era fundamental para suas culturas. Um participante disse que “falamos sobre cultura em reuniões de quatro a cinco vezes por semana para reafirmar os valores de nossa empresa”. 

 

Recomendações para uma melhor experiência do funcionário 

 

O estudo também oferece insights para desenvolver e implementar iniciativas de forma eficaz, alinhando programas com as melhores práticas. Embora a maioria das empresas já adotasse as práticas recomendadas, foram detectadas áreas de melhoria que poderiam ajudar os empregadores em todos os lugares a adaptar suas iniciativas para melhorar a experiência do funcionário e gerar retornos comerciais como, por exemplo: 

 

Planejamento estratégico e resultados: Programas no local de trabalho devem adotar uma abordagem coordenada, sistemática e abrangente que inclua planejamento estratégico. No entanto, muitas organizações não têm um plano formal para seus programas, e muitas empresas não mediram os resultados e o retorno para o negócio. Os programas devem incluir planos formais por escrito que atribuam responsabilidades pelos resultados e retorno para as áreas de negócio. 

 

Bem-estar financeiro: Muitos empregadores, embora parecessem oferecer salários e benefícios acima da média, não garantiam sistematicamente que todos os funcionários recebessem salários ou projetaram seus pacotes de benefícios capazes de garantir que todos pudessem satisfazer suas necessidades financeiras básicas. O estresse financeiro prejudica a saúde mental e física dos funcionários e o desempenho no trabalho. E como estudos indicam que que 72% dos colaboradores estão estressados com suas finanças pessoais, os empregadores devem realizar avaliações salariais para garantir que eles possam atender às despesas básicas de vida, pagar por emergências e economizar para o futuro. 

 

Propósito corporativo: A pandemia ofereceu uma oportunidade para grandes empresas se concentrarem em fazer o que é certo para seus funcionários, clientes, comunidades e meio ambiente. O propósito deve fazer parte das iniciativas de melhor experiência do funcionário, e os empregadores devem tomar medidas para os ajudar a viver seu propósito no trabalho. Quando os colaboradores sentem que seu propósito pessoal está alinhado ao propósito de seu empregador, isso pode aumentar o engajamento e a lealdade dos funcionários e promover uma maior disposição de recomendar a empresa a outras pessoas. 

 

A experiência do funcionário certamente será uma forte tendência não apenas em 2023, mas nos próximos anos, pois os candidatos em potencial e a equipe existente continuam esperando oportunidades e espaço para aprender, crescer e se desenvolver pessoal e profissionalmente. Caberá aos líderes organizacionais e de RH atender a essas expectativas.