Como o storytelling visual pode ajudar no engajamento dos funcionários?
Liderança | 15 de agosto de 2019
O storytelling está cada vez mais presente como estratégia de comunicação, dentro e fora da empresa. Porém, seu uso não fica restrito apenas ao marketing, as empresas também aproveitam o recurso para criar uma proximidade com seus colaboradores, facilitando o entendimento do que o negócio representa e traçando um caminho de comunicação contínuo e duradouro.
Mas... você sabe o que é storytelling? Basicamente, “storytelling” significa “contar histórias”, ou seja, é a técnica de transformar um conteúdo em uma “história”, por meio de imagens, ou texto, para engajar o time de maneira mais interativa.
Em alguns momentos, o RH e os gestores não têm ideia de como envolver os empregados em algum projeto ou estratégia. Uma maneira comprovada e eficaz de resolver esse problema é com o uso de storytelling com imagens.
Quando há o uso de recursos de narrativa visual, a compreensão e engajamento atingem níveis muito maiores. Isso ocorre porque 90% das informações transmitidas ao nosso cérebro são visuais.
Assim, dados transmitidos por meio dessa linguagem tendem a ser absorvidos e lembrados mais facilmente.
Informações de big data, números e soluções complexas podem ser “traduzidos” em vídeos, infográficos e mídias digitais, atraindo os colaboradores e promovendo uma compreensão muito mais ampla dos dados. Entenda melhor a aplicação do storytelling visual em ações realizadas pela área de RH:
Employer branding
O RH também é guardião de uma palavrinha mágica dentro de qualquer empresa na atualidade: engajamento. Isso significa construir a marca empregadora, dentro e fora da organização. Usar recursos visuais para esse diálogo ajuda a promover o engajamento, tanto com os profissionais já contratados, quanto com os talentos que estão em busca de novas oportunidades.
Trabalhar em uma estratégia de employer branding é construir ativamente o significado daquela marca, comunicando os valores da empresa, sua missão, objetivos e visão de mundo. A partir do momento que o profissional tem a visão do seu papel nesta construção, e de como sua empresa transforma, agrega ou melhora determinado aspecto, existe um propósito. O engajamento está totalmente ligado ao senso de propósito que as pessoas têm quando estão atuando em uma determinada posição.
Engajamento de funcionários remotos
O trabalho remoto hoje é uma realidade e tende a crescer ainda mais. Com isso, é natural que a empresa passe a contar com colaboradores que atuam alocados nos escritórios dos clientes, ou em outras cidades, e até mesmo em caráter de home office, o que pode dificultar um pouco a comunicação.
O grande desafio é fazer com que a mensagem corporativa seja passada de maneira clara a todos, apesar da distância geográfica. Uma boa estratégia é incluir os dados relevantes em narrativas visuais que possam ser compreendidas de maneira universal, em vídeos que consigam despertar a atenção dos colaboradores, ou campanhas de comunicação com um apelo visual bastante claro.
Reestruturação da política de reconhecimento
Reconhecimento é uma parte importante na relação com as equipes. Enquanto algumas organizações usam o mural de avisos para falar sobre os colaboradores que apresentaram melhores resultados, outras estão adotando uma abordagem mais interativa, criativa e envolvente.
A gamificação é uma excelente maneira de promover esse reconhecimento, e usa sistemas de pontuação com itens visuais como medalhas e ícones de prêmio, que atuam como elementos de narrativa visual.
Essa abordagem é mais divertida e ajuda no gerenciamento dos processos e na visualização do desempenho das equipes. Com ela, é possível converter relatórios analíticos em quadros de fácil visualização e compreensão, construindo uma história poderosa.
O storytelling visual pode ser hoje uma parte essencial do DNA da empresa, envolvendo os funcionários em um mesmo propósito e criando um forte senso de equipe, promovendo uma experiência de trabalho positiva e consistente.