Conteúdos Apdata

Conheça as principais tendências em liderança

Liderança | 26 de junho de 2019

Líderes engajados precisam estar a par das principais tendências que vão influenciar os negócios não apenas na sua indústria, mas também o comportamento dos funcionários e suas atitudes em relação ao trabalho e aos seus objetivos nos próximos anos. Para isso, é fundamental adotar uma postura proativa para enfrentar os desafios, que vão exigir inovação, eficiência e capacidade de adaptação.

Espera-se que o principal desafio para os líderes de hoje continue sendo a gestão das estratégias de seus funcionários, com executivos priorizando cada vez mais o desenvolvimento da próxima geração de líderes e, ao mesmo tempo, a retenção dos talentos de alto potencial.

 

Conheça os principais desafios aos quais os líderes precisam estar atentos:

 

  1. Diferentes gerações em um mesmo ambiente

 

Que os millenials estão compondo uma fatia cada vez maior da mão de obra atual não é novidade. No entanto, na medida em que precisam conviver com a conhecida Geração X e os Baby Boomers, a tendência é que isso fique cada vez mais difícil. Esses colaboradores de diferentes gerações vêm de cenários econômicos e culturais distintos e, dificilmente, um único estilo de liderança vai funcionar para todos.

Diante disso, os líderes vão ter de focar na criação de um ambiente em que todos os grupos se sintam valorizados e motivados a dar o seu melhor. Além de estar a par dos desafios que cada grupo enfrenta, vai ser fundamental ter em mente que cada funcionário é um indivíduo e, portanto, não é algo estático – ou seja, agir com base nos conhecidos estereótipos de millennial para criar um estilo de liderança que atenda o grupo não vai ser suficiente.

 

  1. Tecnologia com foco na experiência do funcionário

 

Você já ouviu falar em employee experience? O conceito de experiência do funcionário, inspirado na já conhecida experiência do cliente, tem foco no aumento de engajamento e produtividade, e retenção de talentos, além de melhorar o employer branding.

Com a implementação deste conceito nas organizações e o desenvolvimento da transformação digital, os líderes precisam estar presentes no dia a dia da equipe, para engajá-la em soluções criativas por meio de novas tecnologias, oferecendo novos recursos para que possam executar suas tarefas de forma mais automatizada e inteligente.

 

  1. Foco maior em educação contínua

 

O último ano ficou marcado pela ascensão de novas tecnologias, como inteligência artificial. A necessidade de dinamismo para se adaptar aos novos recursos, no entanto, permaneceu a mesma. Para preencher esta lacuna entre a organização e a aplicação de novas tecnologias nos processos, é necessário investir em educação.

O investimento em conhecimento técnico é uma tendência e deve ser bem planejado para a obtenção de bons resultados, além de ser uma ferramenta para identificar as maiores necessidades de aprendizagem da equipe. Segundo pesquisa da Deloitte sobre educação corporativa no Brasil, entre os 72% das empresas entrevistadas que não têm universidades corporativas, 28% pretendem implantá-la em até dois anos.

 Ao aplicar uma estratégia de educação contínua, além de garantir a atualização de seus funcionários, os líderes de hoje preparam sua equipe para promoções futuras, além de aproveitar ao máximo de novas tecnologias e recursos gerados pela transformação digital no RH.

 

  1. O ritmo dos negócios vai exigir mais velocidade de aprendizado

 

As empresas estão automatizando cada vez mais tarefas e o processo de transformação digital faz com que isso aconteça cada vez mais rápido. Para suprir esta demanda, os líderes vão ter de aprender e melhorar habilidades, assim como identificar e construir novos talentos, em uma velocidade cada vez maior.

O mercado está exigindo uma maior flexibilidade nas organizações para adequar os planos voltados para tecnologia, colaboradores e clientes. Para isso, é essencial saber aplicar o conhecimento de forma ágil e compatível com o ritmo do seu negócio, de forma que seus funcionários e processos atuem estrategicamente.