Experiência do funcionário em grandes empresas: confira os principais desafios
Liderança | 26 de setembro de 2022
Como entregar uma boa Experiência do Funcionário em grandes empresas? Líderes já entenderam a importância da chamada Employee Experience (EX) para desbloquear melhores resultados nos negócios, desde maior produtividade e capacidade de reter talentos até a conquista de uma força de trabalho engajada. Tudo isso gera maior satisfação do cliente e, como consequência, fidelidade e recomendações.
Mudanças na dinâmica empregador-empregado têm motivado novas práticas e comportamentos. Funções de RH dedicadas especialmente à experiência do funcionário em grandes empresas surgem, como o Gerente de Experiência do Funcionário e o Especialista em Relações com o Funcionário. Cuidar dos funcionários permite que eles cuidem da Experiência do Cliente (CX).
Alguns desafios têm sido encontrados nessa trajetória, contudo. A experiência do funcionário em grandes empresas exige um planejamento e atenção específicos.
Confira os desafios para a gestão da Experiência do Funcionário
A Grande Resignação tem forçado organizações a adotar um olhar atento para suas relações com seus empregados. De acordo com a consultoria McKinsey, funcionários têm reportado a necessidade de se sentirem valorizados e apreciados, mas empresas têm investido em estratégias que não funcionam mais. Vejamos alguns dos obstáculos – internos e externos – que as companhias podem encarar na tentativa de melhorar esse quadro:
Atingindo as expectativas do funcionário
Assim como clientes consideram uma série de fatores em suas experiências com o atendimento de uma empresa, funcionários fazem o mesmo em relação ao empregador, valorizando uma série de características. Vários fatores-chave contribuem para o engajamento e a satisfação do empregado.
- Liderança – Funcionários querem sentir que são valorizados e considerados pelos gerentes e líderes;
- Empoderamento – Também precisam de capacitação e da confiança dos superiores para tomar decisões;
- Desenvolvimento – O acesso a oportunidades relevantes de desenvolvimento pessoal e de carreira também conta.
A expectativa dos funcionários tem incluído questões relacionadas à cultura da empresa – como o que ela representa, a reputação e o respeito à diversidade e inclusão. A forma como trata os clientes, a comunidade em que está inserida e o meio ambiente também são consideradas. Com tantas variáveis em jogo, e com a mudança constante nas expectativas, fica mais complicado saber exatamente quais ações tomar para melhorar a experiência do funcionário em grandes empresas.
A dificuldade de definir quais medidas importam
Chegamos então ao desafio que é identificar e adotar as métricas mais importantes para essa experiência do funcionário em grandes empresas. Embora pesquisas com funcionários sejam ideais para definir o sentimento deles e adotar ações a partir disso, o mais importante é ter uma compreensão holística dos fatores que impulsionam o engajamento para implementar mudanças precisas e eficazes.
Muitos dados sobre funcionários, nenhum insight acionável
Com isso, também entramos em outro desafio. Para identificar e entender o que motiva o engajamento de equipes, empresas podem acabar utilizando muitas ferramentas de pesquisa com funcionários, gerando uma quantidade de dados e de recomendações difícil de gerenciar. Se não conseguimos conectar dados, também não obtemos insights acionáveis para melhorar a experiência do funcionário em grandes empresas.
Múltiplos canais de interação
Em uma grande empresa, e ainda em contextos de trabalho remoto, equipes costumam entrar em contato com diferentes colegas e gerentes, em uma complexidade de interações diárias cada vez maior, e por diferentes canais. O desafio para gerentes de RH e de EX não é apenas identificar e gerenciar cada ponto de contato. Fazer com que os diferentes gerentes alinhem práticas e valores também pode ser extremamente trabalhoso.
Implementando um EX excepcional
Implementar uma estratégia eficiente de experiência do funcionário em grandes empresas requer uma estrutura ágil de pesquisa, com a capacidade de identificar funcionários em diversos pontos, do estagiário em trabalho remoto ao gerente presente no escritório. O GA – Global Antares da Apdata tem diversos módulos integrados e ferramentas exclusivas de desempenho corporativo, entre eles uma solução de Pesquisa, que possibilita criar diversos tipos de questionário, com vantagens como indicadores oficiais, tabulação de resultados e mapeamento do cenário atual da empresa. Entre em contato.