Conteúdos Apdata

Saiba como a tecnologia otimiza as entrevistas de trabalho

Tecnologia e Inovação | 10 de janeiro de 2024

Um processo de contratação ineficiente, com entrevistas de trabalho falhas, é caro. A substituição de um funcionário tem um alto valor financeiro e, também, afeta a continuidade dos processos. E isso pode ser apenas a ponta do iceberg, pois uma contratação ruim também terá custos indiretos no que diz respeito ao moral e à cultura da empresa. 


Com a força de trabalho global começando novamente a se expandir, as equipes de recrutamento precisam ser mais eficientes do que nunca para dar suporte a grandes volumes de candidatos e entrevistas de trabalho a serem agendadas. Como linha de frente para os esforços de aquisição de talentos da sua organização, os recrutadores gastam muito tempo criando listas de entrevistas, encontrando salas disponíveis e procurando vagas abertas no calendário da equipe.  


O processo de recrutamento e seleção automatizado otimiza as entrevistas de trabalho, integrando todas as informações, atualizadas, provenientes de fontes internas e externas. Com isso, as entrevistas remotas expandem as possibilidades de contratação de uma força de trabalho mais diversificada e inclusiva, oferecendo uma vantagem competitiva ao abrir o pipeline de recrutamento para regiões geográficas ilimitadas e recrutar funcionários de qualquer local. 


E, também, alcança um conjunto mais diversificado de candidatos, bem como processa a documentação relevante necessária para contratar e treinar candidatos. O uso de tecnologia para otimizar as entrevistas de trabalho é uma forma de fornecer às empresas uma maneira eficiente e assertiva de preencher vagas. 


Como a tecnologia otimiza as entrevistas de trabalho 


Quais são as vantagens de adotar a tecnologia para otimizar as entrevistas de trabalho? São várias, entregando um processo de contratação mais eficiente e uma melhor gestão do relacionamento com os candidatos. 

Confira algumas: 


  • Proporcionar à sua empresa um diferencial competitivo 
  • Economizar tempo e dinheiro usando automação e IA para selecionar candidatos 
  • Automatizar o processo de entrevistas permite alcançar um grande volume de candidatos ao mesmo tempo 
  • Avaliar as seleções iniciais segundo os critérios especificados e alertar quando o currículo de um candidato os atender 
  • Reduzir o tempo de contratação 


Para reduzir o tempo de contratação, certifique-se de que suas inscrições sejam compatíveis com dispositivos móveis e fáceis e rápidas de preencher. A pesquisa mostra que a maioria dos candidatos descartará um formulário de inscrição se demorar mais de cinco minutos para ser concluído. 


Além disso, quando a agenda de entrevistas fica congestionada, isso pode afetar negativamente o processo de contratação e a experiência do candidato. Não é de admirar que mais organizações estejam avaliando a tecnologia de agendamento de entrevistas. De fato, segundo estudo da Finances Online – reviews for business – 42% das empresas dizem que uma de suas maiores prioridades é investir em ferramentas que ajudem a agilizar as contratações. 


As cinco principais prioridades para os profissionais de recrutamento é melhorar a qualidade da contratação (52%), aumentar a taxa de retenção (24%), melhorar o tempo de contratação (23%), crescer pipeline de talentos (22%) maior diversidade (22%). 


Tecnologia impulsiona mudanças 


A procura e a contratação de pessoas mudaram nos últimos anos. Um dos principais impulsionadores desse desenvolvimento é a forma como as empresas recrutam candidatos. A tecnologia tem desempenhado um papel importante no recrutamento de funcionários. Tecnologias como mídia social, vídeo e software de rastreamento de candidatos ajudam a acelerar o processo de contratação.  


Da mesma forma, os candidatos têm usado a tecnologia para descobrir e se candidatar a empregos. Essas tecnologias incluem sites de recrutamento e mídias sociais. As empresas também estão recorrendo às principais ferramentas para integrar dados, resultando em contratações mais rápidas. 


Além do uso da tecnologia para otimizar as entrevistas de trabalho, as empresas também estão investindo em ferramentas para encontrar, atrair, reter talentos,1409-5 desenvolver pessoas para atingir todo o seu potencial, melhorar a experiência do funcionário, criar ambientes de trabalho colaborativos, planejamento da força de trabalho e garantir bem-estar, diversidade e inclusão. 


O papel da IA  


A contratação de plataformas que oferecem uma combinação de tecnologias permite que a empresa vá além dos dados brutos para produzir insights prescritivos via Inteligência Artificial (IA) e análises que a ajuda a se tornar mais eficiente. Também permite reduzir significativamente o trabalho operacional e automatizar atividades como as entrevistas.


As entrevistas de trabalho baseadas em IA contribuem para que os recrutadores tomem decisões informadas e completas em cada inscrição. Como todos os candidatos recebem o mesmo conjunto de perguntas predefinidas, a AI analisará como cada indivíduo responde a essas perguntas. Devido à sua capacidade de lidar com o volume e remover o viés, as entrevistas de trabalho baseadas em IA podem ser implementadas em todas as fases de recrutamento, mas são especialmente eficazes durante a fase de triagem. 


A tecnologia tem impactado diretamente nas rotinas de Recursos Humanos, inclusive no recrutamento e seleção. Por isso contar com uma plataforma como GA – Glabal Antares permite o controle de todas as fases do processo, permitindo o acesso às informações necessárias para tomar decisões e realizar contratações mais estratégicas.