Conteúdos Apdata

Tendências para capacitação de líderes e gerentes por meio da automação

Liderança | 06 de novembro de 2023

As organizações hoje enfrentam muitos desafios quando se trata da capacitação de líderes e gerentes. Por um lado, pode ser difícil para as equipes de treinamento obter a aprovação da alta administração para métodos mais modernos, adotando ferramentas de automação. Depois, há também o desafio de criar módulos e métodos de formação que preparem os líderes e gerentes para as necessidades do local de trabalho futuro. 


Com novas tecnologias e um ambiente em constante mudança, exigindo novos níveis de desempenho dos profissionais de negócios, o capacitação de líderes e gerentes certamente passará por grandes mudanças, como indica a consultoria Gartner. 


Pesquisa com mais de 800 líderes de RH em 60 países aponta que a maior parcela dos entrevistados coloca “a eficiência do líder e gestor” como uma das prioridades e desafios para 2023. Para 60%, essa é uma prioridade máxima, mas 24% dizem que os programas existentes de capacitação de líderes e gerentes não os prepara para o trabalho do futuro. 


Importância das iniciativas de capacitação de líderes e gerentes 


O conceito do local de trabalho moderno precisa contar com ambientes dinâmicos, propícios para fortalecer uma cultura de mudança, adaptando-se às exigências dos tempos. Essas mudanças são frequentemente apoiadas pela transformação digital e automação de processos.  


Uma das premissas para a implementação do novo ambiente de trabalho é a implementação de iniciativas de capacitação de líderes e gerentes. A eficácia dessa estratégia não está apenas nos módulos de treinamento. Os métodos também devem adotar soluções de automação, a fim de fornecer uma maior familiaridade com as ferramentas digitais.  


Objetivos devem guiar aprendizado 


O objetivo da capacitação de líderes e gerentes é os ajudar a aprender e crescer em suas habilidades para serem bem-sucedidos em suas funções. O treinamento de liderança eficaz deve ser baseado nas metas, objetivos e público-alvo do líder, e o instrutor precisa entender o que motiva e qual a melhor forma de ajudá-lo a alcançar o resultado desejado. 


À medida que os líderes enfrentam novos desafios, eles precisam de acesso a um treinamento que lhes permita atender e superar as expectativas. Além disso, programas eficazes de capacitação de líderes e gerentes devem entregar as ferramentas e os recursos necessários para o sucesso. Consequentemente, as tendências emergentes de desenvolvimento de liderança indicam que devemos ter programas que recebam informações dos alunos antes de iniciar o caminho do aprendizado. 


Desafios e oportunidades 


Neste ambiente cada vez mais complexo, as estratégias de capacitação de líderes e gerentes os devem preparar para desafios e oportunidades enquanto constroem equipes de sucesso. Existem diversos tipos de papéis de liderança que precisam ser preenchidos para que as organizações prosperem. 


A melhor maneira de desenvolver habilidades de liderança é participando de iniciativas de desenvolvimento de liderança capacitação de líderes e gerentes com foco em áreas específicas, como desenvolvimento de estratégia ou gestão de pessoas. Isso melhorará suas habilidades e as das pessoas que fazem parte das equipes. 


Foco no desenvolvimento pessoal  


Líderes e gerentes devem buscar cada vez mais caminhos para crescer e se desenvolver profissionalmente. À medida que enfrentam mais e mais demandas, eles precisam desenvolver habilidades como Inteligência Emocional e gerenciamento de estresse para serem líderes eficazes. Ao mesmo tempo, querem crescer e aprender ainda mais sobre liderança em um cenário em constante mudança. 


Consequentemente, as tendências de capacitação de líderes e gerentes apontam para programas de treinamento que ajudam a desenvolver habilidades ao mesmo tempo em que fornecem acesso a tendências e práticas de liderança atualizadas para que eles possam ficar à frente da curva. Além disso, os gestores devem investir em oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal – buscando o crescimento contínuo em todas as áreas de suas vidas. 


Treinamento baseado em inovadoras tecnologias 


A Realidade Virtual (RV) e a Realidade Aumentada (RA) são ferramentas que permitem simulações contextualizadas em um ambiente virtual e são muito importantes, pois são essenciais para o aprendizado e desenvolvimento de soft skills. Isso ocorre porque, em vez de aprender habilidades ou informações fora de seus contextos, os alunos podem experimentar lidar com situações realistas usando essas tecnologias imersivas.  


Com a RV, a capacitação para líderes e gerentes pode estar baseada em simulações de cenários comuns de trabalho, onde os participantes podem ser monitorados e avaliados sobre como reagem a situações específicas, com feedback imediato. 


A RA, por sua vez, aprimora os ambientes do mundo real e pode ser útil no treinamento de habilidades interpessoais, como persuasão e vendas. Por meio das duas tecnologias, as empresas podem se beneficiar de custos de treinamento mais baixos, tempos de treinamento reduzidos, prática realista, maior engajamento e melhor acessibilidade.  


Já em 2019, artigo na revista Forbes indicava que o treinamento em RV poderia reduzir o tempo de treinamento em 40% e melhorar o desempenho dos funcionários em 70%. O relatório também mencionou que os primeiros participantes do programa de treinamento em RV de uma grande rede varejista indicaram um índice de satisfação 30% superior em relação a outros materiais e métodos de treinamento e superaram 70% dos funcionários que treinaram com tecnologias que não incluíam a Realidade Virtual.  


O aumento do papel da automação e da IA 


Um papel aprimorado para a tecnologia e Inteligência Artificial (IA) está, sem dúvida, no topo entre as principais tendências de capacitação de líderes e gerentes para 2023 e os próximos anos. A ampla aplicabilidade de recursos baseados em IA abriu caminho para o desenvolvimento de liderança, fornecendo recursos interessantes que substituem as limitações do treinamento convencional, entregando o foco exclusivo de que precisam. 


A indústria de treinamento de liderança tradicionalmente trabalha com um modelo em que os instrutores usam abordagens únicas. Mas à medida que a IA melhora a compreensão do comportamento humano, ela se torna mais indicada para a personalização de programas de treinamento capazes de atender às necessidades específicas de cada líder. 


A adoção da IA e da automação marca o fim do tedioso trabalho em grupo e das palestras repetitivas, com a adoção de ferramentas interativas e simulações que permitem aos participantes praticar habilidades em um ambiente realista.  

Com a nova geração de Millennials pronta para assumir a força de trabalho e seus cargos de liderança, há uma necessidade de fornecer aos futuros líderes um treinamento que melhor atenda aos requisitos do moderno ambiente de trabalho.  


Os colaboradores hoje são mais experientes em tecnologia e preferem informações instantâneas e, portanto, os métodos de treinamento devem ser adaptados para oferecer mobilidade e acessibilidade.  


Conheça a plataforma GA – Global Antares e o módulo de treinamento e desenvolvimento, com recursos para que os profissionais da área possam executar suas atividades de forma ágil e eficiente, gerenciando treinamentos obrigatórios, cursos necessários, custos, políticas, procedimentos e controle total dos processos, entregando programas de capacitação de líderes e gerentes altamente eficazes.