Conteúdos Apdata

Transforme os dados do RH em insights valiosos

Liderança | 03 de janeiro de 2024


Os dados do RH são um grande recurso oculto que trafegam, na maioria inexplorados, pelas organizações. Ferramentas de Analytics podem converter o volume dessas informações em insights. Os avanços na ciência de dados nos permitem descobrir os padrões ocultos, as conexões e os vínculos causais que explicam o comportamento humano e influenciam os resultados dos negócios. Históricos, em tempo real e preditivos, geram insights que podem conduzir a melhores tomadas de decisões em todos os níveis, desde melhores contratações até estratégias de alto nível. 


E essa é uma área em expansão. De acordo com a Fortune Business Insights, o mercado global de tecnologia de Recursos Humanos deve crescer de US$ 24 bilhões em 2021 para US$ 36 bilhões em 2028, e as empresas provavelmente priorizarão investimentos em Inteligência Artificial (IA) para otimizar processos de negócios e reduzir custos. Além disso, um relatório da consultoria Mercer indica que 88% das empresas em todo o mundo utilizam alguma forma de IA na forma de chatbots inteligentes, sistemas de engajamento de candidatos, mecanismos de recomendação e muito mais. 


A crescente dependência de insights baseados em dados do RH pode ser atribuída à necessidade de tomar decisões com eficiência que considerem o engajamento dos funcionários e o crescimento dos negócios. No entanto, para empregar com sucesso decisões baseadas em dados, as empresas devem entender as etapas críticas para o processo de transformar dados do RH e análises em insights valiosos. 


Líderes de negócio estão atentos aos dados do RH 


Líderes de negócios contam com os gestores de RH para fornecerem insights valiosos para o sucesso do negócio. Equipes de RH e de negócios precisam operar em um ambiente orientado a dados para agregar valor ao negócio. O problema surge quando os dados do RH precisam ser convertidos em insights valiosos com análises preditivas. 


De acordo com a maioria dos profissionais de RH, converter dados do RH em insights é a tarefa mais complicada que eles encontram durante suas atividades diárias. 


Segundo o estudo “Reimagine Your Hiring Process in 2023”, da Aberdeen Strategy & Research, que ouviu 508 líderes globais de RH em 11 setores para descobrir os maiores desafios e melhores práticas no cenário atual, quase 1/3 dos entrevistados (29%) está tendo dificuldades em obter insights dos dados do RH.  


Eles estão “se afogando” em dados provenientes de sistemas que não conversam entre si. Isso dificulta sua capacidade de extrair de forma rápida e eficiente os dados que precisam para uma tomada de decisão assertiva.  


Outro desafio apontado no estudo é a falta de pessoal com as habilidades necessárias, e 24% afirmaram não contar com esses talentos internamente. O sucesso do negócio depende do nível de especialização e habilidade de sua força de trabalho. Como os requisitos de tecnologia e trabalho estão em constante evolução, é essencial identificar e adotar os recursos ou competências essenciais necessários para transformar os dados do RH em insights valiosos.   


Use a análise de dados do RH para gerar vantagem competitiva 


Ser capaz de aproveitar o resultado da análise de dados para retroalimentar a estratégia de negócios certamente irá gerar valor e vantagem competitiva. O departamento de RH pode aproveitar vários KPIs para encontrar as chaves para retenção ou aumento do desempenho da força de trabalho. Certifique-se de que a equipe de RH tenha o talento certo para detalhar e analisar os conjuntos de dados relacionados a RH. A análise de RH é mais do que apenas analisar; deve ajudá-lo a planejar e refinar estratégias. 


Gestores precisam ser abastecidos com dados do RH e insights sobre o que a força de trabalho precisa para melhorar a eficiência e alcançar o seu melhor, com uma visão holística sobre habilidades, cultura e desempenho. 

Ao estudar os KPIs para determinar qual deve ser o índice de produtividade por funcionário, eles podem identificar facilmente as pessoas que estão se esforçando, os melhores desempenhos ou a equipe com maior probabilidade de ser mais engajada e produtiva quando alocada em determinada tarefa, identificando assim as áreas de oportunidade para otimizar a força de trabalho. 


Dados do RH e o ciclo de vida do funcionário 


As empresas gastam muito dinheiro e tempo para contratar as pessoas certas e treiná-las. As equipes de RH devem entender bem as métricas que tornam uma contratação bem-sucedida e usar esse conhecimento na estratégia de recrutamento. A análise de dados do RH ajuda a melhorar a qualidade das contratações, garantindo que os colaboradores tenham o conjunto de habilidades certo para o trabalho e até mesmo monitorando a rotatividade de novas contratações para garantir que as pessoas certas sejam apoiadas com processos de integração corretos. 


Estudar as taxas de rotatividade de pessoal também ajudará a prever o futuro e a tomar melhores decisões para aumentar a retenção de pessoal. Esses insights valiosos devem ser extraídos de uma plataforma única e integrada de gestão do capital humano, como a GA – Global Antares


Não deixe os dados do RH em silos 


A análise de dados do RH pode contribuir para o melhorar o desempenho em toda a organização. Esses dados não devem ser vistos isoladamente. Por exemplo, as equipes financeiras estão cada vez mais envolvidas com o RH, mas em muitos casos não possuem os dados que precisam. Combinar dados do RH com dados financeiros pode oferecer informações úteis para tomar melhores decisões e trabalhar com mais eficiência. Na verdade, todos os departamentos devem estar envolvidos na geração de insights valiosos, e diretamente relacionados aos objetivos mais amplos da organização.  


Ter uma estratégia robusta é absolutamente essencial se você pretende usar os dados do RH com sucesso. À medida que as empresas continuam a criar volumes de dados sem precedentes, ter uma estratégia clara se tornará mais importante do que nunca para as equipes de RH do futuro. 


Entre em contato e vamos juntos nessa jornada, extraindo valor dos dados do RH.