Conteúdos Apdata

A Inteligência Artificial está mudando a Experiência do Funcionário para melhor

Tecnologia e Inovação | 19 de maio de 2020

A Pesquisa de Inteligência Artificial de 2019 do instituto Gartner mostrou que 70% das empresas utilizam soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA) dentro do RH. Mais do que isso, outras 30% devem seguir o mesmo caminho até 2022.

 

Como atrativos, os líderes de Recursos Humanos citam que a IA promove economia de custos, decisões mais estratégicas e baseadas em dados e melhora a Experiência do Funcionário.

 

Uma das maneiras que a tecnologia pode impactar a Experiência do Funcionário (EX) é por meio de ofertas personalizadas. Você certamente já notou que gigantes como a Amazon e o Facebook fornecem aos seus usuários sugestões personalizadas de compras e de conteúdo. Eles utilizam os mesmos princípios de customização que, agora, as organizações querem adotar.

 

É comum que elas ofereçam uma gama de benefícios aos seus colaboradores sem nem saber o quanto isso é importante para eles. Porém, a gestão deve entender que nem todo funcionário vive o mesmo ciclo de carreira, casamento, filhos e aposentadoria.

 

É por isso que pode-se utilizar a IA para conhecer os comportamentos dos funcionários e oferecer sugestões personalizadas de benefícios e direcionamentos de carreira.

 

Porém, a Inteligência Artificial também possui desafios: esse tipo de tecnologia coleta e analisa uma grande quantidade de informações, o que cria uma grande preocupação no departamento de RH. Portanto, deve-se estabelecer regras de segurança e transparência para que os dados sejam utilizados de forma adequada.

 

Outra etapa importante é a integração da tecnologia da IA com as infraestruturas existentes na organização. Para que se alcance o sucesso, é fundamental que os departamentos de RH e TI (Tecnologia da Informação) trabalhem de forma conjunta.

 

Ainda na pesquisa realizada pelo Gartner, 41% das empresas indicaram que o sucesso na implementação de IA se deu pela colaboração entre esses dois setores. Caso contrário, a organização teria apenas uma grande quantidade de informações adquiridas, mas que não são corretamente analisadas e utilizadas.

 

Ou seja, trata-se de uma transformação profunda e de alto custo (de implementação), mas que tem importante relevância na criação de uma boa Experiência do Funcionário.

 

Essa tecnologia é um aliado poderoso na personalização e no design da experiência em grande escala. Apesar da criação de chatbots e recomendações personalizadas para cada colaborador parecer um sonho distante, são estratégias que estão crescendo. Assim, aqueles que mais investirem na promoção de uma experiência agradável por meio da tecnologia são aqueles que conseguirão atrair e reter os melhores talentos do mercado.